Microsoft vai comprar 100% da energia renovável exportada para a rede do projeto SolarNova 8 da EDP Renováveis em Singapura. Contrato de longo prazo com a tecnológica apoia assim o desenvolvimento de novos projetos solares e contribui para o objetivo da Microsoft de apenas consumir energia renovável. Este é o segundo acordo assinado entre as duas empresas em Singapura, reforçando uma colaboração que teve início em 2018.
A EDP, através da EDP Renováveis (EDPR), fechou um contrato de longo prazo com a Microsoft para descarbonizar as operações da tecnológica Microsoft através de um acordo de 20 anos. A Microsoft irá comprar 100% da energia renovável exportada para a rede a partir do projeto SolarNova 8 da EDPR, com uma capacidade de até 200MWp.
No início deste ano, foi adjudicada à EDPR a Fase 8 do programa SolarNova, que consiste em instalar até 200MWp de capacidade solar em mais de 1.000 edifícios de habitação pública de Singapura e mais de 100 edifícios governamentais. Este é o maior projeto solar em Singapura e a maior iniciativa no âmbito do programa do Governo SolarNova.
“Estamos a reforçar a colaboração global da EDP com a Microsoft através deste projeto e, juntos, estamos a dar um passo no sentido de alcançar os objetivos de sustentabilidade de Singapura de alcançar pelo menos 2 GWp de energia solar até 2030. O contrato com a Microsoft é um catalisador para acelerar a transição energética e para continuar a investir na região”, afirmou Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP.
“A Microsoft aprecia a relação global que construímos com a EDPR, permitindo que as nossas empresas impulsionem os esforços de descarbonização da rede em Singapura, nos EUA e na Europa. A construção do nosso portfólio de energias renováveis com a EDPR garante que podemos continuar a assegurar o fornecimento de energia renovável para cumprir os ambiciosos objetivos de energia renovável e descarbonização da Microsoft”, afirmou Adrian Anderson, Diretor-Geral de Energias Renováveis, e Energia Sem Carbono da Microsoft.
Na região Ásia Pacífico, a EDPR tem uma presença pan-regional com mais de 1,5 GWp de capacidade solar comprometida em maio de 2024. Com sede em Singapura, a empresa tem uma estratégia clara para fornecer acesso a energia limpa, fiável e acessível na região da APAC. O objetivo é aumentar a nossa capacidade de energias renováveis para pelo menos 5 GW até 2030 e liderar a transição energética na APAC.
Sobre o Programa Solar Nova
Lançado em 2014, o Programa SolarNova é um levado a cabo pelo governo de Singapura e liderado pelo Conselho de Desenvolvimento Económico (EDB) e pela Housing & Development Board (HBD) para acelerar a implementação de sistemas solares fotovoltaicos (PV) em Singapura. No âmbito do programa SolarNova, a HDB agrega a procura do sctor público para a instalação de painéis solares em edifícios habitacionais públicos e outros locais pertencentes Estado.
Tendo ultrapassado o seu anterior objetivo solar de contratar até 220 megawatts-pico (MWp) até 2020, a HDB anunciou em 2019 um novo objetivo solar de 540 MWp até 2030. A nova meta poderá gerar cerca de 650 GWh de energia limpa anualmente, contribuindo para as metas solares nacionais de 1,5 gigawatt-pico (GWp) até 2025 e 2 GWp até 2030, conforme estabelecido no Plano Verde de Singapura.
Fonte: EDP, SA