O Presidente da CIP, António Saraiva, reuniu com o Presidente da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF), Fabrice Lachize, para debater como as relações entre Portugal e França poderão ser reforçadas no futuro.

A CCILF engloba cerca de 700 associados atualmente e pertence a uma rede mundial de contactos que integra 124 CCI francesas no mundo (95 países).

A França é a sétima economia mundial, a segunda ao nível da União Europeia, e um dos principais exportadores e importadores (ocupa a 9ª posição, a nível mundial, enquanto exportador e a 7ª como importador). Parceiro económico de grande relevância para Portugal, a França continua a apresentar oportunidades de negócio em diversos setores de atividade.

Segundo o INE, França foi o 2º cliente das exportações portuguesas de bens em 2021, com uma quota de 13,1% no total, ocupando a 3ª posição ao nível das importações (6,7%). A balança comercial de bens foi favorável ao nosso país, tendo apresentado um excedente de 2 797 milhões de euros.

Imagem1