Decorreu no dia 26 de novembro, na CIP, a sessão de formação Train-the-Trainers: Circulytics, uma das fases do Projeto Economia Mais Circular (E+C), uma iniciativa da CIP, em parceria com a EY-Parthenon.

A sessão híbrida foi organizada para as associações setoriais e membros do Management Committee do projeto, e teve como principal objetivo explicar o funcionamento da plataforma Circulytics, da Fundação Ellen MacArthur. A ferramenta, que pretende ajudar a medir o desempenho e operações das empresas em matéria de economia circular, foi a escolhida para ser implementada nas entidades participantes do Programa E+C.

“No final desta ação de formação, a qual contou com 15 participantes, pretendemos que as Associações estejam mais à vontade com o âmbito e objetivos da aplicabilidade do Circulytics de modo a apoiar as empresas do seu sector no preenchimento das várias etapas deste processo.”, sublinha Sílvia Machado, Assessora Sénior da CIP para a área de Ambiente & Clima e responsável pelo Projeto E+C.

“A plataforma de medição prevê, para além da medição do grau de circularidade, fornecer uma avaliação independente através de indicadores, apoiar no desenvolvimento de estratégias e metas, permitir um maior envolvimento das organizações com os seus stakeholders e, ainda, servir de ferramenta de benchmark da indústria na qual estão inseridas.”, conclui João Machado Fernandes, da EY-Parthenon.

A formação serviu ainda como espaço para as Associações partilharem as suas opiniões e dicas de melhoria acerca do desenvolvimento do Projeto E+C até ao momento, assim como para esclarecerem potenciais questões e dúvidas, outrora identificadas pelas empresas de cada sector.

O Projeto E+C que foi lançado em fevereiro de 2021 e é o maior e mais completo projeto alguma vez feito em Portugal sobre Economia Circular. Durante 12 meses, além de proceder a um levantamento do estado da arte da Economia Circular em Portugal – identificando as boas práticas já adotadas e os projetos em curso –, o projeto E+C procura estimular a adoção pelas empresas portuguesas de uma metodologia de medição da Circularidade amplamente testada a nível internacional.

 

POISE PT2020 FSE Bom