A CIP – Confederação Empresarial de Portugal promoveu, no âmbito do Conselho Estratégico Nacional da Saúde, no passado dia 28 de abril, no Centro de Congressos de Lisboa, a Conferência ” XV Legislatura | A Saúde como prioridade para a retoma económica e social”.

A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da CIP, António Saraiva, e do Secretário de Estado da Economia, João Neves.

Seguiu-se o primeiro painel da manhã, em que foi debatida “A Saúde como oportunidade económica para o país”. Para expor o tema contamos com a presença do Keynote Speaker, Zorro Mendes, Professor e Presidente do Departamento de Economia do ISEG, que se juntou a um debate moderado por João Almeida Lopes e que contou com a participação de Maria do Carmo Neves, Presidente da Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares, Luís Pereira, Vice-Presidente Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos, Armindo Monteiro, Vice-Presidente da CIP, e Paula Alves, CEO do IBET.

“Lições da pandemia e acesso à proteção da saúde” foi o segundo assunto abordado no evento, que contou com a apresentação de Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada. O debate, moderado por André Macedo, juntou Licínio Carvalho, Presidente do Centro Hospitalar de Leiria, Abel Bruno Henriques, Presidente da Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde, Cristina Pereirinha, Representante da Associação Careca Power, e Maria de Belém Roseira, Ex-Ministra da Saúde.

O último painel da conferência trouxe a discussão o “Investimento Público em Saúde e a Convergência Internacional”, com uma apresentação de Cyril Schiever, Presidente da Mid-Europe MSD. Alexandre Guedes da Silva foi o moderador deste debate que trouxe Eurico Castro Alves, Presidente da Comissão Organizadora da Convenção Nacional da Saúde, Ema Paulino, Presidente da Associação Nacional das Farmácias, Victor Herdeiro, Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde,IP e José Fragata, Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa.

Para encerramento da conferência tivemos a presença de João Almeida Lopes, na qualidade de Presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e de António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.