A CIP e a Caixa Geral de Depósitos promoveram, no dia 05 de julho, a Conferência “Os novos Programas Europeus e a Transformação da Economia Portuguesa”, onde se debateu o papel fundamental que os fundos europeus poderão ter na transformação da economia portuguesa.

António Saraiva, Presidente da CIP, disse “O nosso objetivo não é apenas recuperar. É transformar a economia, para abrir um novo ciclo de desenvolvimento sustentado. Essa transformação está, em grande medida, nas mãos das empresas. Será, fundamentalmente, obra das empresas. Mas será condicionada pela dimensão, rapidez e eficácia das medidas de política económica que forem colocadas no terreno.”, acrescentando “As empresas privadas querem investir e investirão se lhes forem dadas as condições para tal.”

Este evento contou com a participação do Ministro de Estado Pedro Siza Vieira, Nuno Oliveira dos Santos, Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Luís Magalhães, Head of Tax, KPMG, Beatriz Freitas, Presidente da Comissão Executiva do Banco Português de Fomento, entre outros, bem como várias empresas que fizeram um balanço empresarial dos fundos europeus e das necessidades das empresas.

Neste evento, a CIP e a CGD assinaram um protocolo de colaboração para o desenvolvimento e concretização de iniciativas de valor acrescentado que ajudem as empresas no quadro da utilização dos Fundos Europeus.