No âmbito da preparação do congresso da CIP, “Pacto Social. Mais economia para todos”, a CCIA – Câmara de Comércio e Indústria dos Açores realizou uma reunião online, na tarde do dia 8 de fevereiro, permitindo envolver participantes de diversas ilhas na identificação das principais prioridades económicas da região, com vista ao desenvolvimento do tecido empresarial dos Açores.

A reunião foi conduzida pelo Presidente da Direção da CCIA, Francisco Rosa,  e contou com a presença, por parte da CIP, do Presidente do Conselho Regional da CIP, Luís Miguel Ribeiro.

Entre as prioridades identificadas foi destacada a importância para a economia açoriana de uma política nacional de transporte aéreo que favoreça a conectividade e competitividade regional; de uma política de transporte marítimo para as Regiões Autónomas e de uma melhor conectividade digital, alicerçada em infraestruturas adequadas.

Como grande preocupação transversal foi focada a necessidade de instituições fortes e imunes a períodos de instabilidade política como o que vivemos. Foi ainda apontada na reunião a importância da capitalização das empresas e da modernização e agilização do Estado.