No âmbito do XIII Encontro do Triângulo Estratégico: América Latina e Caraíbas, Europa e África, organizado pelo IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas, nos dias 15 e 16 de maio, Rafael Alves Rocha, Diretor-geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, participou no painel “O papel das PME no Futuro do Emprego”.
Na sua intervenção, Rafael Alves Rocha destacou algumas preocupações das PME como os problemas de inovação, o acesso limitado a recursos financeiros e a mão-de-obra qualificada, a dificuldade de acesso a novos mercados e a excessiva regulamentação e burocracia e realçou a importância das próximas eleições europeias para as empresas, principalmente para as PME.
O painel contou, também, com a intervenção de Nelma Fernandes, Presidente da Confederação Empresarial da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Jaume Gaytán, Diretor de Economia e Negócios do SEGIB – Secretaria-Geral Ibero-Americana, e foi moderado por Jose Luis Rhi-Sausi, Coordenador do Fórum PME – ILLA – Organização Internacional ítalo-Latino-Americana.
Os Encontros do Triângulo Estratégico são a principal plataforma de diálogo transatlântico de alto nível em Portugal, reunindo anualmente Chefes de Estado da Europa, América Latina e África, bem como representantes de organizações internacionais, líderes empresariais e académicos. Desde 2011, o IPDAL tem centrado as suas discussões na cooperação Sul-Sul, posicionando Portugal como um polo estratégico de sinergias entre estas três regiões.