No âmbito da 4ª edição do Fórum La Toja – Vínculo Atlântico, que decorreu pela primeira vez em Portugal, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Vice-Presidente da CIP, Armindo Monteiro, moderou um painel com o tema “Aposta Ibérica para o Mercado Europeu de Energia”, que contou com a participação de João Pedro Matos Fernandes, ex-ministro do Ambiente e da Transição Energética em Portugal, Isabel García Tejerina, ex-ministra do Meio-Ambiente em Espanha, e Nélson Lage, Presidente do Conselho Administração da ADENE (Agência para a Energia).

Armindo Monteiro lançou, no decorrer do debate, os seguintes temas: o ponto de situação sobre as interligações elétricas entre Portugal, Espanha e França; a necessidade de interligações do gás, seja gás natural ou hidrogénio; e que regras de mercado europeu da eletricidade serão adequadas para este novo mercado europeu da eletricidade, agora com a presença ativa de Portugal e Espanha. Ressalvou, ainda, na abertura do debate, o enorme esforço do setor empresarial para manter o emprego, tendo em conta o aumento dos custos energéticos.

O Fórum La Toja contou, também, com os seguintes oradores: Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas; Alcalde de Madrid, José Luis Martínez Almeida; Paulo Portas, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Primeiro Ministro de Portugal; o Presidente do Fórum La Toja, Josep Piqué; Michel Temer, ex-Presidente da Républica do Brasil; Pedro Cateriano, ex-primeiro ministro do Perú e Mariano Rajoy, Presidente do Governo de Espanha entre 2011 e 2018.

O Fórum La Toja é um encontro de reflexão, de debate intelectual e académico ibérico, que nasceu em 2019, como espaço que pretende identificar e abordar os valores que definem as sociedades democráticas, tal como abordar temas e desafios partilhados pelo mercado ibérico. O Presidente da CIP, António Saraiva, é um dos membros fundadores deste Fórum.

Imagem1