A CIP participou no Conselho de Presidentes da BusinessEurope (BE), que reuniu em Praga dia 3 de junho, onde foi nomeado o novo Presidente, Frederik Persson, que esteve à frente da Confederação Empresarial Sueca desde 2017, e que tomará posse a 1 julho.
A reunião de trabalho contou com a presença do primeiro-ministro (PM) Petr Fiala, a quem foi entregue uma declaração da comunidade empresarial com as principais prioridades para a Presidência Checa do Conselho da União Europeia que decorrerá durante o segunde semestre de 2022. A Declaração empresarial centra-se nas consequências da guerra e na necessidade de rever as políticas europeias e adaptá-las ao novo contexto que as empresas europeias enfrentam. As prioridades checas incluem, entre outras, uma economia e instituições resilientes, bem como fortalecimento da segurança e infraestruturas energéticas revelando um grande alinhamento com as prioridades empresariais.
A Secretária-Geral da CIP, Carla Sequeira, reforçou, durante a discussão, que as empresas não conseguem absorver custos adicionais, e que é fundamental que os decisores políticos Europeus revejam o peso excessivo que tem sido imposto, com sérias consequências para a competitividade das empresas portuguesas.