Em 2015, 193 líderes mundiais (incluindo Portugal) subscreveram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um plano para ajudar a mudar o mundo até 2030. Mas hoje, a meio tempo da meta, estamos em défice, com apenas 15% dos objetivos no caminho certo.

Hoje, dia 25 de setembro de 2023, celebra-se pela primeira vez o Dia Nacional da Sustentabilidade, que pretende reforçar a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas em Portugal.

Os desafios globais, amplificados pela crise climática e pela pandemia da COVID-19, tornaram as questões ambientais, sociais e de governação (ESG) ainda mais prementes para os decisores políticos, conselhos de administração e executivos.

Atualmente, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal tem acompanhado o desenvolvimento e implementação da Diretiva relativa à Comunicação de Informações sobre Sustentabilidade das empresas e, mais recentemente, as normas European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) relativas à comunicação da sustentabilidade, contribuindo para as posições assumidas entre congéneres a nível europeu sob o chapéu da BusinessEurope. Além disso, a Confederação tem vindo a promover ações e projetos junto dos associados, dos quais se destaca o projeto Economia + Circular, no sentido de divulgar boas práticas que contribuem para o cumprimento dos requisitos ESG, além de manter ativa a divulgação de toda a legislação e regulamentos aplicáveis e indispensáveis na persecução da adequada governance das empresas em todas as vertentes.