O jantar anual de associados da Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP), associada da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, ficou marcado pela homenagem ao orador convidado e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. Após 22 anos como diretor, e a título de “justo reconhecimento” pela dedicação à mais antiga associação empresarial do país, o governante recebeu das mãos de Nuno Botelho a medalha de ouro da Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP).
Sobre o homenageado, o Presidente da ACP-CCIP recordou o empenho que Paulo Rangel demonstrou desde o momento em que assumiu funções na Direção, lançando-se em “projetos e iniciativas que contribuíram para valorizar o papel da Associação Comercial do Porto na região e no país”. Além disso, acrescentou Nuno Botelho, nunca escondeu a “paixão muito particular pela história da Associação e do próprio Palácio da Bolsa”, de que é um conhecido cultor e divulgador.
No primeiro discurso da noite, o anfitrião também deixou elogios ao percurso político do governante, considerando que a sua nomeação como Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros “é o corolário natural de um percurso político empenhado, sério e, acima de tudo, profundamente meritório”. “É, aliás, um exemplo infelizmente raro no nosso país, de alguém que não fez da política uma carreira ou ambição, antes um propósito cívico, um ato de serviço e de compromisso com a causa pública”, sublinhou Nuno Botelho.
O Presidente da ACP-CCIP aproveitou este jantar anual para assinalar os 190 anos da instituição, assumindo que a efeméride “é uma grande responsabilidade”, mas também “um estímulo e uma motivação acrescida para aportar novos objetivos e propósitos para o futuro”.
Paulo Rangel recebeu com “absoluta emoção” a homenagem da Direção da ACP-CCIP e não escondeu o “significado transcendente” que atribui a este gesto, uma vez que, recordou, “a Associação Comercial e o Palácio da Bolsa são uma verdadeira segunda casa”, recordando ser o “decano” dos membros da Direção.
Já na qualidade ministerial, o convidado de honra fez uma intervenção sobre o papel geoestratégico de Portugal e apontou os desafios que se colocam ao país, mas também à Europa, no domínio das relações políticas internacionais.
Fonte: Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP)

