A CIP – Confederação Empresarial de Portugal participou, no dia 22 de maio, na segunda reunião do Grupo do Mediterrâneo, que teve lugar em Copenhaga, em paralelo com o Conselho de Presidentes da BusinessEurope.

A reunião contou com a participação das confederações empresariais de Espanha (CEOE), França (MEDEF), Itália (Confindustria), Grécia (SEV), Malta (The Malta Chamber), Chipre (OEB), Croácia (HUP) e Eslovénia (ZDS), bem como com a presença de Francisco Gaztelu, Diretor para o Norte de África na Direção-Geral para o Médio Oriente, Norte de África e Golfo (DG MENA), do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE), que interveio numa sessão dedicada ao papel da região no relacionamento com os vizinhos do Sul.

A CIP esteve representada por Ema Paulino, Membro da Comissão Executiva, Rafael Alves Rocha, Diretor-Geral, e Joana Valente, Diretora Executiva de Relações Internacionais. A introdução ao tema Política de Coesão foi feita pela CIP, que sublinhou a importância de garantir que esta política continue a apoiar o investimento empresarial, a inovação e a transição verde e digital em todas as regiões da Europa, incluindo as regiões mediterrânicas. Para Joana Valente, que preside a este Grupo de Trabalho no seio da BusinessEurope «há interesses comuns desta região e que devem ser trabalhados conjuntamente para assegurar que esta importante política europeia responde também aos desafios específicos da região mediterrânica, do ponto de vista económico, social e climático.»