A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal organizou, com a colaboração da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, uma missão empresarial a Bruxelas nos dias 24 e 25 de junho, reunindo representantes de empresas, instituições europeias e entidades portuguesas para uma agenda intensa de contactos, debates e oportunidades de networking.

A iniciativa Portugal ConnectEU teve como objetivo reforçar a presença e a influência das empresas portuguesas junto das instituições da União Europeia, promovendo também o conhecimento sobre os principais temas europeus e instrumentos comunitários de apoio à atividade empresarial, inovação e transição digital e verde.

Durante dois dias, o programa integrou sessões com responsáveis da Comissão Europeia, debates sobre temas como a autonomia estratégica, a competitividade europeia, a economia azul e verde. A delegação de empresas visitou ainda a BusinessEurope, a Confederação Empresarial Europeia que a CIP integra, para debater a importância do trabalho das associações de representação de interesses, e o funcionamento do lobby em Bruxelas.

A abrir os trabalhos, Joana Valente, Diretora Executiva do Departamento de Relações Internacionais da CIP e moderadora do primeiro painel do programa, sublinhou a importância da iniciativa:

«Portugal não é um país pequeno na Europa — é uma economia de dimensão média com verdadeiro potencial de influência nas decisões que se tomam em Bruxelas. Mas para concretizarmos esse potencial, temos de estar presentes no processo legislativo e, sobretudo, temos de atuar em conjunto. Vejo com satisfação que a presença portuguesa tem vindo a crescer, apesar de ficar ainda aquém de vários países com dimensão equivalente à nossa. Missões como esta são fundamentais para reforçar o conhecimento sobre o funcionamento do processo legislativo Europeu e como o influenciar, e consciencializar as empresas sobre a importância de estarem muito mais presentes nas decisões que aqui se tomam e que impactam o funcionamento do seu dia-a-dia.»

A missão contou ainda com momentos de contacto direto com profissionais portugueses nas instituições europeias e representantes das Instituições Europeias, encerrando com um encontro informal entre empresas portuguesas e belgas.