A CIP – Confederação Empresarial de Portugal promove, no dia 23 de fevereiro de 2022, a partir das 9h30, em formato híbrido (Teatro Thalia, em Lisboa), a Conferência Final do Projeto E+C – Economia Mais Circular.
Nesta Conferência Final, que marca a conclusão do projeto, a CIP pretende apresentar os resultados do estudo E+C, assim como promover o debate sobre fatores essenciais à transição que se impõe, e dar palco à apresentação dos vários projetos e iniciativas de EC a nível nacional, que podem apoiar as empresas nos desafios atuais e futuros.
Tendo como missão a defesa da competitividade das empresas nacionais e como agente de desenvolvimento da sociedade que é, a CIP desenvolveu, durante 2021, o projeto Economia Mais Circular (E+C). O projeto em questão destaca-se como um contributo para o aprofundamento da circularidade nas empresas e melhoria do conhecimento das barreiras, oportunidades e vias de melhoria da Economia Circular a todos os níveis, da administração às empresas, passando pelo Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e pelos consumidores.
Programa
Anfitrião: André Macedo
09h30 Abertura:
António Saraiva, Presidente da CIP
João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática
09h50 Keynote Speaker – William Neale, Adviser on Circular Economy and Green Growth in the Environment Directorate General, European Commission
10h05 Parte I: Recomendações para a transição
Resultados do inquérito E+C – Miguel Cardoso Pinto, Partner EY-Parthenon
Barreiras à Economia Circular – Identificação de oportunidades e soluções – Debate
Rafael Campos Pereira, Vice-Presidente da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal
Luís Delgado, Presidente da APQuímica – Associação Portuguesa da Química, Petroquímica e Refinação
Nuno Lacasta, Presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente
Francisco Ferreira, Presidente da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável
Moderação: André Macedo
11h15 Coffee-Break
11h45 Parte II: As competências necessárias
Apresentação dos Resultados do inquérito “Empregos Circulares-Perfil de Qualificações” – Susana Escária, Secretaria-Geral do Ambiente
Debate com:
Helena Almeida, Sonae Capital
José Manuel Castro, Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios
Sofia Santos, Systemic | ISEG
Rui Miranda, SINDEL Sindicato Nacional da Indústria e da Energia
Moderação: Luís Mira Amaral, Vice-Presidente da CIP
12h45 Almoço
14h30 Parte III: O papel da Sociedade
Debate com:
Sónia Passos, DGC – Direção-Geral do Consumidor
Ana Tapadinhas, DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
Gonçalo Lobo Xavier, APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição
Pedro Queiroz, FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares
Moderação: André Macedo
15h20 Parte IV: Ferramentas e Iniciativas
Silvia Machado – Speed talk com:
Circulytics (E+C) | João Fernandes, EY-Parthenon
CTI Tool | Natália Alencar, BCSD Portugal
EcoEconomy 4.0 | Paula Silvestre, AEP
Be Smart Be Circular | Luísa Magalhães, ASWP
Pacto português para os Plásticos | Pedro São Simão, ASWP
CEColab | João Nunes, BLC3
CIRCO Hub | Cristina Rocha, LNEG
Zero Desperdício 360 | Paula Policarpo, DARiACORDAR/ZERO DESPERDÍCIO
PontoVerde Lab | João Letras, SPV
16h30 Encerramento – Luís Mira Amaral, Vice-Presidente da CIP
Formulário de Inscrição
Evento Online
As inscrições encontram-se encerradas. Para assistir ao evento online clique aqui.
Oradores
Susana Escária
Diretora de Serviços Prospetiva e Planeamento da Secretaria-Geral do Ambiente
Multimédia
Assista ao evento
Galeria de Fotografias
Contactos
Para mais informações contactar:
CIP Eventos
cip-eventos@cip.org.pt
António Saraiva
António Manuel Frade Saraiva é, desde 2010, o Presidente da CIP- Confederação Empresarial de Portugal, a associação empresarial de maior impacto e influência em Portugal.
É Vice-Presidente da BusinessEurope, a Confederação de Empresas Europeias que representa as principais confederações de 35 países europeus.
É Vice-Presidente do CES – Conselho Económico e Social. É uma das pessoas mais influentes na sociedade portuguesa e, atualmente, um especialista em Corporate Diplomacy e Associativismo, ao qual dedicou mais de 40 anos ao longo da sua vida.
António Saraiva encarna o conceito de self-made man. Iniciou sua vida profissional aos 17 anos, como operário metalúrgico na Lisnave, o maior reparador naval em Portugal.
Foi depois, Diretor Comercial na Metalúrgica Luso-Alemã e Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Luso-Italiana, SA.
É atualmente Presidente do Taguspark, o maior Parque Científico e Tecnológico da Europa. Foi recentemente nomeado Presidente do Conselho Consultivo do FUTURE GROUP, uma conceituada empresa internacional de soluções de tecnologia.
António Saraiva é também Presidente da empresa SPAL, uma empresa portuguesa altamente reconhecida no sector da cerâmica.
Faz parte do Conselho de Administração do Instituto de Emprego e Formação Profissional, é membro do Conselho Estratégico da SOFID – a Sociedade de Financiamento e Desenvolvimento, IFIC AS, e do Conselho da Global Media.
Ao nível académico destaca-se a sua atividade enquanto membro do Conselho de Escola do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Membro do Conselho de Curadores do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego, membro do Conselho Consultivo da Católica Porto Business School e Membro do Conselho Geral Estratégico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Leciona Corporate Diplomacy no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Leciona também Desenvolvimento Económico na Coimbra Business School.
Foi galardoado com a Comenda da Ordem do Infante pelo Presidente da República Portuguesa e com a Condecoração de Cavaleiro da Ordem de Mérito da República Italiana pelos serviços prestados no desenvolvimento das relações económicas entre os dois países, pelo Embaixador de Itália em Portugal.
Miguel Cardoso Pinto
Como líder de estratégia e inovação, o Miguel é responsável por ajudar as organizações, das mais diversas indústrias, a desenvolver estratégias de crescimento e diferenciação no mercado por meio da procura e fortalecimento do propósito de cada companhia.
Explorando e descodificando as tendências e as tecnologias que irão impactar no mercado e comportamento do consumidor, o Miguel tem o papel de auxiliar as empresas a desenvolverem as suas competências a partir de novas plataformas para que elas se possam reinventar de forma contínua e, assim, garantir mais espaço num ambiente cada vez mais competitivo.
Com 20 anos de experiência, desenvolveu a sua carreira na área de consultoria estratégica, tendo participado e liderado diferentes projetos associados ao tema da inovação e implementando abordagens sistémicas de estratégias para crescimento e diferenciação no mercado.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), de Lisboa, também conduziu diferentes cursos ligados à sua área de atuação. Lecionou, no ISEG, o módulo de Inovação na pós-graduação “Prospectiva, Estratégia e Inovação” e, na Católica Lisbon School of Business and Economics, no Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação de Formação de Executivos.
Rafael Campos Pereira
Rafael Campos Pereira é casado e pai de quatro filhos.
É licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto.
Atualmente desempenha os cargos, entre outros, de Vice-Presidente Executivo da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, de Vice-Presidente da Direção e do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, de Administrador do CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, de Presidente do Conselho de Administração do CERTIF – Associação para a Certificação, Conselheiro do CES – Conselho Económico e Social e Membro da CPCS – Comissão Permanente de Concertação Social.
É sócio da Sociedade de Advogados Campos Pereira, Alhinho, Carvalhaes, Mesquita & Associados.
Luís Delgado
Luís Delgado é membro do Conselho de Administração e Comissão Executiva da Bondalti Capital desde novembro de 2019.
Iniciou a sua carreira profissional na 3M, em Portugal e na Alemanha, foi Manager na Arthur D. Little e desempenhou funções na direção de Planeamento Estratégico da José de Mello. Passou ainda pela Brisa, como diretor de Desenvolvimento Internacional, foi sócio da Jason Associates e, desde 2015 até outubro de 2019, desempenhou funções de Administrador Executivo da Efacec Power Solutions.
Luís Delgado é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, e tem um MBA pela Universidade Nova de Lisboa.
Nuno Lacasta
Nuno Lacasta trabalha em temas ambientais e de desenvolvimento sustentável há mais de 20 anos, na Europa e nos EUA.
Desenvolveu atividade académica em várias universidades e de consultoria para organizações internacionais como a OCDE, ONU e Comissão Europeia.
Desde 2002 desempenha funções de serviço público, tendo liderado a área internacional e a área de política climática e gestão de carbono do Ministério do Ambiente.
É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), tem um mestrado (LLM) pelo Washington College of Law da American University e o Advanced Management Program da Kellogg Business School/Católica Business School.
Francisco Ferreira
Professor Associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da NOVA School of Science and Technology (FCT-NOVA) e investigador do CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade).
É licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA, mestre por Virginia Tech nos EUA e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa.
Tem um significativo conjunto de publicações nas áreas da qualidade do ar, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável.
Atualmente é o Presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente de âmbito nacional.
Susana Escária
Susana Escária é licenciada em Economia (1994) concluiu o Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial (1996) e tem um Curso de Prospetiva da Futuribles (2008). Diretora de Serviços de Prospetiva e Planeamento na Secretaria-Geral do Ambiente no Ministério do Ambiente e da Ação Climática desde julho de 2014; tem a responsabilidade da coordenação operacional do ‘Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono’ financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants)desde junho 2017. Chefe de Gabinete e Adjunta do Secretário de Estado da Indústria (dezembro de 2015 até maio de 2017); coordenadora da Iniciativa Indústria 4.0 (abril de 2016 até maio de 2017). É delegada nacional na Government Foresight Community da OCDE e no Grupo de Trabalho para a Integração das Políticas Económicas e Ambientais da OCDE desde 2012. Ponto Focal da Rede de Centros Financeiros para a Sustentabilidade (Lisboa) FC4S do Programa Ambiente das Nações Unidas (PNUA) desde 2019.
José Manuel Castro
Diretor do MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios.
Tem desenvolvido a sua actividade profissional nos domínios da orientação, formação profissional e da educação e formação de adultos em Portugal e em países africanos de Língua Portuguesa. Dos seus trabalhos de consultoria, destacam-se os relativos aos referenciais, balanço, reconhecimento e validação de competências.
É Professor Convidado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Porto.
Gonçalo Lobo Xavier
É desde Setembro de 2018, Director Geral da APED – Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, a associação mais representativa do sector do retalho alimentar e não alimentar em Portugal.
Foi Board Advisor na AIMMAP – Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal, trabalhando para o sector industrial mais exportador do país entre 2013 e 2018.
Foi Director-Geral da Rede de Centros Tecnológicos por mais de 10 anos e trabalhou para todos os sectores da indústria transformadora nacional.
É membro indicado pela CIP (Confederação Empresarial de Portugal) para o Comité Económico e Social Europeu, órgão consultivo da EU em Bruxelas.
Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho e fez o Global Advanced Leadership Program –IMD Lausanne e o Programa Avançado de Gestão da Porto Business School. Tem efectuado várias formações na “Porto Business School” nas áreas de Comércio Internacional e Comunicação Institucional.
Luís Mira Amaral
Luís Mira Amaral é Engenheiro Eletrotécnico pelo Técnico, Mestre em Economia pela Nova SBE e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade de Stanford.
Foi Ministro do Trabalho e Segurança Social (1985-87) e Ministro da Indústria e Energia (1987-95), Administrador de empresas dos setores industrial, energético e de tecnologias da informação, Presidente Executivo da CGD e do Banco BIC Português para além de professor associado convidado de Economia Industrial na Nova SBE e Professor Catedrático convidado de Economia e Gestão no Técnico.
Atualmente é “Chairman” da Busy Angels SA. e da Bynd Venture Capital SCR, sendo também membro do Conselho Geral e Presidente dos Conselhos da Indústria e Energia da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.
É ainda membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros e da sua Comissão de Especialização em Engenharia e Gestão Industrial e membro da Ordem dos Economistas.
Ana Cristina Tapadinhas
Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa
Exerceu advocacia entre 1994 e 2003.
Em 2003, assumiu as funções de Coordenadora do Departamento de Estudos e Apoio ao Consumidor da DECO.
Atualmente é Diretora-Geral da DECO e representante dos consumidores em diversos organismos nacionais e internacionais.
Pedro Queiroz
Pedro Queiroz é atualmente Diretor-Geral da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares; membro do Comité de Diretores Gerais da FoodDrinkEurope; representante nacional no SPES/GEIE – Spread European Safety; professor na Universidade de Lisboa; colabora em vários projetos nacionais e comunitários de investigação e desenvolvimento; júri de vários concursos de inovação alimentar.
A nível de formação académica é Mestre em Biotecnologia – Engenharia Bioquímica; Licenciado em Engenharia Biotecnológica; e tem uma diversificada formação complementar realizada em Portugal e no estrangeiro.
Sofia Santos
24 anos de experiência profissional.
Doutorada em gestão, sobre o papel dos bancos na promoção do desenvolvimento sustentável, Middlesex University, Inglaterra. Mestre e Licenciada em Economia, ISEG.
Trabalhou na MerrilLynch, INE, Bloomberg, BCSD, Gabinete do Ministro do Ambiente e em várias empresas como consultora. Atualmente é membro do comité de investimento do Fundo Português para a Inovação Social, Presidente da Mesa da Assembleia Geral das Águas de Portugal e consultora para o Green Climate Fund das Nações Unidas.
Sonia Passos
Licenciada em Direito é, desde 2013, Diretora de Serviços de Comunicação ao Consumidor da Direção-Geral do Consumidor
Desempenhou anteriormente outras funções ligadas à defesa dos consumidores como assessora do membro do Governo responsável pela tutela dos consumidores (2011 e a 2013). Na Direção-Geral do Consumidor foi também Chefe de Divisão de Segurança de Serviços e Bens de Consumo (2008 a 2011), Consultora jurídica da Comissão de Segurança de Serviços e Bens de Consumo, (1998 a 2011) e Técnica Superior no Departamento de Informação, Mediação e Apoio aos Consumidores do Instituto do Consumidor (2001 a 2007).
Exerceu advocacia de 1995 a 2001.
William Neale
William Neale é assessor na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia para os temas da Economia Circular e Crescimento Verde.
Está envolvido no desenvolvimento e implementação de políticas e regulamentos relacionados com a economia circular, incluindo a política dos produtos sustentáveis, legislação sobre resíduos e produtos químicos e estratégias de cadeia de valor. Trabalha em finanças sustentáveis e aspetos da economia circular relacionados com a digitalização, e impactos sociais e no emprego.
Antes do cargo atual, William foi, durante 11 anos, membro do Gabinete (gabinete privado) de 2 Comissários Europeus, para a Ciência e Investigação, Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas.
Helena Almeida
Formação base em Matemática, pela Universidade do Porto, MBA pela Porto Business School e mestrado em Finanças pela Católica Lisbon.
É atualmente Head of Sustainability na Sonae Capital e conta com um percurso de mais de doze anos em várias empresas do Grupo Sonae, com uma experiência sólida nas áreas de Relação com Investidores e Sustentabilidade.
Nasceu em 1981 no Porto e é mãe de dois filhos.
João Pedro Matos Fernandes
João Pedro Soeiro de Matos Fernandes nasceu em Águeda, em 1967.
Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1991 (opção de Planeamento Territorial) e concluiu o Mestrado em Transportes no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, em 1995.
Entre 1990 e 1995 trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Norte (Ordenamento do Território), tendo sido o coordenador do setor dos transportes.
Foi Adjunto do Secretário de Estado dos Recursos Naturais entre 1995 e 1997 e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente entre 1997-99.
Foi Administrador da Quarternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento, SA, entre 1999 e 2005.
Foi Vogal do Conselho da Administração dos Portos do Douro e Leixões entre abril de 2005 e maio de 2008 e Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro e Leixões entre abril de 2008 e maio de 2012.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Viana do Castelo desde a janeiro de 2009 até maio de 2012.
Foi Presidente da Associação dos Portos Portugueses, entre 2008 e 2010.
Foi Docente do Instituto Superior Técnico (Infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactos Energéticos e Ambientais dos Transportes). Lecionou como convidado em mestrados nas Universidades do Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles. Entre 2012 e 2013 foi assessor do Conselho de Administração das empresas Terminais do Norte e Portos do Norte (Grupo Manica), assumindo funções de gestão do Porto de Nacala, em Moçambique.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto de 2014 a 2015.
Foi Ministro do Ambiente no XXI Governo Constitucional até outubro de 2018, sendo posteriormente Ministro do Ambiente e da Transição Energética.