A CIP – Confederação Empresarial de Portugal e a idD Portugal Defence organizam o Seminário «Economia e Defesa», no dia 26 de junho, pelas 9h00, na Culturgest, em Lisboa.
Esta iniciativa, que junta a economia e a defesa, tem como objetivo debater o contexto geopolítico e geoeconómico, analisar as respostas que as organizações multilaterais têm desenvolvido para fomentar e robustecer a segurança e a defesa, e discutir a participação e a resiliência da indústria portuguesa neste esforço comum.
Programa
08h15 | Receção dos participantes
09h00 | Sessão de Abertura
Pedro Reis | Ministro da Economia
Carlos Félix | Presidente idD Portugal Defense
09h20 | «Não há Economia Sem Defesa, não há Defesa sem Economia»
Keynote speaker
Nuno Rogeiro | Jornalista e comentador
09h40 | «Retrato das Forças Armadas Portuguesas, investimento e evolução»
Nuno Sardinha Monteiro | Comodoro, Diretor do Pessoal da Marinha
10h00 | Mesa Redonda «Além das armas: os setores fornecedores das forças armadas»
Mário Machado | Presidente ATP – Associação do Têxtil e do Vestuário
João Pedro Almeida Lopes | Presidente APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria farmacêutica
Jorge Henriques | Presidente FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares
Rafael Campos Pereira | Vice-Presidente Executivo AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal
José Neves | Presidente AED Cluster
10h50 | «Tekever: Um exemplo português de sucesso na economia da defesa»
Ricardo Mendes | CEO Tekever
11h00 | Coffee break
11h30 | «Um apelo à paz»
Keynote speaker
Luís Marques Mendes | Comentador e Conselheiro de Estado
11h50 | Mesa Redonda «Como a nova ordem internacional mudou na defesa da paz»
Marco Serronha | Tenente-general, Militar na Reserva e Especialista em Assuntos Militares, de Estratégia e de Defesa
Nuno Lemos Pires | Major-general, Diretor-geral de Política de Defesa Nacional
Raquel Vaz Pinto | Professora Universitária
Ricardo Conde | Presidente da Agência Espacial Portuguesa
12h40 | Entrevista
Luís Valença Pinto | General, Presidente do EuroDefense-Portugal
13h00 | Sessão de Encerramento
Armindo Monteiro | Presidente CIP
Nuno Melo | Ministro da Defesa Nacional
Multimédia
Documentação
Apresentação «Retrato das Forças Armadas Portuguesas, investimento e evolução»
Nuno Sardinha Monteiro | Comodoro, Diretor do Pessoal da Marinha
Apresentação «Tekever: Um exemplo português de sucesso na economia da defesa»
Ricardo Mendes | CEO Tekever
Formulário de Inscrição
Seminário «Economia e Defesa»
Culturgest, Lisboa | 26 de junho – 09h00
As inscrições encontram-se encerradas.
Se desejar inscrever-se, pode fazê-lo diretamente no local.
Oradores
















Marco Serronha
Tenente-general, Especialista em Assuntos Militares, de Estratégia e de Defesa


Contactos
Para mais informações contactar:
CIP Eventos
cip-eventos@cip.org.pt
Armindo Monteiro
Presidente da Direção e Conselho Geral da Confederação Empresarial de Portugal
Armindo Monteiro é gestor e empresário, tendo criado a primeira empresa aos 23 anos. Quando, a partir de 2007 assumiu a presidência da COMPTA, que dirigiu até 2019, tornou-se o líder mais novo de uma empresa cotada em Bolsa (EURONEXT). É, desde 2010, acionista, presidente e CEO do grupo LEVON.
Assumiu a vice-presidência da CIP em 2010. Ainda na vertente associativa, presidiu à ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários (entre 2003 e 2009), e foi vice-presidente da Confederação Europeia de Jovens Empresários. Presidiu igualmente à ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica, entre 2010 e 2013. Realizou o Curso de Defesa Nacional (CDN) promovido pelo Instituto de Defesa Nacional. Presidiu, entre 2013 e 2016, ao Conselho Geral da Universidade de Évora. É membro do CES – Conselho Económico e Social.
É licenciado em Gestão de Empresas, com pós-graduação no Mestrado em Estatística e Sistemas de Informação da Universidade Nova de Lisboa (NOVA IMS).
Carlos Félix
Desde 13 de janeiro de 2024 é Presidente do Conselho de Administração da Empresa Pública idD – Portugal Defence, S.A..
Foi anteriormente Chief Technology Officer da General Commercial Services, Gmbh, empresa com sede na Áustria-Viena. Exerceu diversos cargos e funções na ETI S.A., EID S.A. e OGMA S.A.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (Especialização em Controle Automático, Sistemas Eletrônicos e Computadores), pela Faculdade de Engenharia do Porto (1984).
João Almeida Lopes
Jorge Henriques
Nasceu em Castanheira de Pêra, em 29.05.1953
Conta com larga experiência associativa:
- Em 2021 foi reeleito presidente da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, cargo que exerce desde 2003. Foi vice-presidente entre 2000 e 2003.
- É atualmente vice-presidente da Direção, membro da Comissão Executiva e presidente do Conselho Setorial do Comércio da CIP.
- Entre 2000 e 2009 representou a FIPA no Conselho de Administração da atual FoodDrinkEurope.
- É membro da Direção da APIAM desde 1997.
Percurso profissional ligado ao setor agroalimentar:
- Foi Diretor-geral da Mineraqua Portugal – Água Castello, entre 2007 e 2018
- Em 1994, ingressou no Grupo Nestlé, vindo a assumir a Direção Comercial e de Marketing da NESTLÉ WATERS PORTUGAL.
- Em 1990, assume funções de gestão na Indústria de Águas Minerais tendo sido responsável pelo lançamento do primeiro projeto de engarrafamento e comercialização de águas em embalagem PET no mercado Português.
- Em 1976, iniciou a sua carreira na área da Indústria Agro-Alimentar, tendo desempenhado várias funções de Direção e de Administração na indústria dos Sumos e Concentrados e dos Óleos Alimentares.
- Foi responsável pelo Departamento de Normalização, do Representante em Portugal da Multinacional Americana John Deere, para a área Agrícola e Industrial.
- Trabalhou na área da Publicidade e da Comunicação.
- Lecionou vários cursos e desenvolveu atividade na área do ensino e da formação.
José Neves
José António Salvado Neves é atualmente o Presidente da AED, o Cluster Português de Aeronáutica, Espaço e Defesa, o Membro do Conselho de Administração da GMVIS SKYSOFT e o Diretor de Segurança Interna e Defesa da GMV para Portugal, entre outras funções e responsabilidades que desempenha como membro de Associações e Comissões como a ASD Europe, DANOTEC, Comité de Aviação e Programa CleanSky 2 do Horizonte 2020.
José Neves é licenciado em Engenharia Aeroespacial e pós-graduado em Gestão. Durante a sua carreira profissional, ocupou vários cargos, tais como Gestor de Projeto, Representante do Comité Diretivo, Membro do Conselho Executivo e de Supervisão, Chefe de Departamento, Perito da Comissão Europeia, Membro do Conselho de Administração e Presidente.
José Neves tem ainda uma sólida formação em aeronáutica e transportes aéreos, uma vasta experiência na área da Defesa, vigilância marítima por radar, um bom conhecimento do mercado europeu de Segurança, um vasto know-how sobre políticas e programas-quadro europeus e envolvimento em diversos organismos de normalização e atividades associadas ao nível do ARINC, EUROCAE e NATO NIAG.
Luís Marques Mendes
Nota biográfica brevemente
Luís Valença Pinto
General do Exército.
Na sua carreira militar desempenhou, entre muitas outras, as funções de Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Chefe do Estado Maior do Exército, Comandante da Logística do Exército, Diretor do Instituto da Defesa Nacional, Representante Nacional junto do Quartel General Aliado (NATO), Comandante da Escola Prática de Engenharia e de Conselheiro na Delegação de Portugal junto da NATO e da UEO. Foi também professor de Estratégia e de Geopolítica no Instituto de Altos Estudos Militares.
Como Tenente e Capitão cumpriu duas comissões de serviço em Angola.
Depois que em 2011 cessou o serviço ativo nas Forças Armadas e até 2023, exerceu uma atividade académica. Foi professor catedrático convidado na Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto de Estudos Políticos e investigador nas respetivas unidades de investigação, OBSERVARE. e CIE.
É Presidente da Direção do EuroDefense-Portugal.
Além de publicações de cariz académico, é autor de mais de uma centena de estudos, capítulos de livros e artigos sobre as temáticas da Segurança e Defesa.
Mantém uma atividade regular de conferencista em universidades e outras instituições, em Portugal e no estrangeiro.
É ativo e exerce várias responsabilidades em diversas instituições de cariz científico, cultural e social.
Marco Serronha
Encontra-se na situação de reserva.
É Licenciado e Mestre em Ciências Militares pela Academia Militar, possui o curso de Estado-Maior e o Curso de Promoção a Oficial General. Possui ainda os Cursos de Comandos e Operações Especiais, o Sénior Course do Colégio de Defesa OTAN, o Curso conducente ao Mestrado em Estratégia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de
Lisboa e o Curso de Direito Internacional Humanitário nos Conflitos Armados pelo Instituto Internacional de Direito Humanitário, em São Remo, Itália.
Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas, de que se destacam as de comandante do Centro de Tropas Comandos, Comandante Operacional da Madeira e Diretor Coordenador do Estado-maior do Exército e 2º Comandante das Forças terrestres.
Em termos internacionais foi Chefe da assessoria do projeto dos Comandos na Cooperação Técnico Militar/Angola em 1995. Foi comandante da Força Nacional Destacada na Bósnia Herzegovina em 2000. Foi Adjunto do Exército na Representação Militar Nacional na OTAN. Já como oficial General foi Deputy Commander da Kosovo Force, no período de 30 de agosto de
2010 a 13 de setembro de 2011 e, mais recentemente, de Set de 2018 a Nov de 2019, foi Deputy
Force Commander da Força Militar da ONU na República Centro Africana.
Desempenhou, desde 03 de dezembro de 2019 a 8 de julho de 2022, as funções de Chefe do
Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares no Estado-maior General das
Forças Armadas. Desempenhou até 11 de outubro de 2023 as funções de Assessor do Chefe do
Estado-maior General das Forças Armadas para os assuntos da cooperação com Africa e CPLP.
É Vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, com a tutela da área da Emergência.
É sócio fundador do Instituto Lusitano de Consultoria e Formação para as Áreas da Defesa e
Segurança – ILCADS
É membro do Conselho de Administração da Fundação Casa Carvalho Cerqueira
https://www.fundacao-casacarvalhocerqueira.com/pt/ .
É membro do Conselho Estratégico da Oeiras Valley Investment Agency, para as áreas das
Tecnologias e Indústrias de Defesa https://ovia.pt/pt/inicio/
É membro do Advisory Council do Europe’s War Institute https://opewi.com/ .
É membro do Grupo de Reflexão Estratégica para África e Médio Oriente, do Instituto de Defesa
Nacional https://www.idn.gov.pt/pt/investigacao/reflexao .
É comentador da CNN em assuntos militares, de Estratégia e de Defesa.
É articulista de Opinião no Diário de Notícias, sobre assunto militares, de segurança e defesa.
É conferencista e professor convidado em assuntos de Liderança, de Defesa, Segurança e
Relações Internacionais. Tem diversos artigos publicados em revistas e livros da especialidade.
É casado com Madalena Rosa Alves
Mário Machado
Presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal desde 2019 e representante da mesma na Direção da EURATEX e na Direção da CIP.
É acionista e administrador da “Estamparia Têxtil Adalberto Pinto da Silva, S.A.”, e de outras empresas têxteis e não têxteis.
Toda a sua carreira e experiência profissional está ligada à área de gestão de processos industriais e implementação de melhoria contínua.
Licenciado em Engenharia de Produção, pela Universidade do Minho.
Nuno Lemos Pires
Tenente-general do Exército / Operações Especiais, Nuno Lemos Pires é Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional.
É Doutor em História, Defesa e Relações Internacionais; Mestre em Ciências Militares; Cursos de Promoção a Oficial General, de Estado Maior; Pós-Graduado em História Militar e Bacharel em Gestão de Recursos Humanos.
Exerceu funções de instrução e comando na Escola Prática de Infantaria; Professor de Operações Militares, História Militar e Estratégia no Instituto Universitário Militar; Intelligence Officer no NATO / Rapid Deployable Corps em Valência/Espanha; Assistente Militar do Comandante do NATO / Joint Command Lisbon; Comandante do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado na Brigada Mecanizada; Comandante do Corpo de Alunos, Segundo Comandante, Diretor de Ensino, Coordenador do Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa, Professor de História, Operações Militares e Relações Internacionais na Academia Militar; Diretor de Formação da Escola das Armas; Subdiretor-geral de Política de Defesa Nacional; Comandante da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM-Moz). Participou em diversas missões internacionais destacando-se: Moçambique (1995-1996 e 2021-2022), Angola (2000 e 2001), Paquistão (2005) e Afeganistão (2009-2010).
Tem, até à data, 11 livros publicados e mais de 130 capítulos ou artigos em livros e publicações variadas, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.
Nuno Melo
Nuno Melo nasceu em Joane, Vila Nova de Famalicão, a 18 de março de 1966.
É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
É presidente do CDS-PP desde abril de 2022.
Foi cabeça-de-lista do CDS às eleições europeias de 2009, reeleito em 2014 e 2019, tendo assumido as funções de eurodeputado até 2024.
Foi deputado à Assembleia da República na VIII, IX e X legislaturas, entre 1999 e 2009. Foi eleito líder parlamentar do CDS-PP em julho de 2004.
Foi vice-presidente da Assembleia da República de 2007 a 2009.
Nuno Rogeiro
Comentador, analista, politólogo e autor.
Publicou cerca de 25 livros no domínio da geopolítica e geoestratégia, Direito Internacional Público, História das Ideias Políticas, Segurança e Defesa. A obra mais recente trata do impacto da invasão da Ucrânia na defesa nacional portuguesa. Em 2003 publicou «Guerra em Paz», sobre a «Defesa Nacional Portuguesa na Nova Desordem Mundial», um extenso manual de cerca de mil páginas.
Mantém uma das colunas semanais mais antigas da imprensa escrita portuguesa, na revista «Sábado», intitulada «Relatório Minoritário», iniciada em 2004.
Trabalha, desde 1982, na comunicação social escrita, radiofónica e televisiva. Criou, desde 2003, dois programas semanais na SIC Notícias, dedicados aqueles temas: «Sociedade das Nações» e «Leste Oeste». Com José Milhazes, mantém um observatório bi-semanal sobre a invasão da Ucrânia e outros conflitos emergentes, na SIC, intitulado «Guerra Fria», que tem sido constante líder de audiências.
Em 2002 representou o MNE de Portugal no grupo de trabalho da UE sobre o novo terrorismo internacional.
É comendador da Ordem do Infante.
Nuno Sardinha Monteiro
O Comodoro Nuno Sardinha Monteiro é oficial da Marinha Portuguesa, tendo comandado a lancha de fiscalização Dragão, entre 1992 e 1994, e o navio-escola Sagres, entre 2011 e 2013, entre outras comissões a bordo de navios da Marinha. Possui o Mestrado em Navigation Technology e o Doutoramento em Engineering Surveying, ambos pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Pessoal da Marinha.
Pedro Reis
Pedro Reis nasceu a 30 de setembro de 1967 em Lisboa.
É licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, com formação executiva complementar na Harvard Business School (EUA) em Strategic Finance (2005), no Insead (França), Advanced Management Program (1995) e também na Universidade Católica, no Programa Avançado de Gestão para Executivos (1994-95).
É gestor e consultor.
Foi Presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, de 2011 a 2014.
Foi Secretário Executivo do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE).
Integrou o Conselho Nacional para o Empreendedorismo e a Inovação, e o Conselho da Indústria no âmbito do Ministério da Economia e coordenou a Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI).
Foi membro do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Ventures.
Foi Assessor Sénior da Comissão Executiva do Banco Millennium BCP em 2014, administrador executivo da BCP Capital em 2015, Diretor de Marketing Estratégico e de Business Development em 2017 e Diretor de Banca Institucional no Millennium BCP entre 2019 e 2021.
Pedro Reis pertenceu também ao Conselho Consultivo do Banco Português de Fomento, presidiu ao Conselho Consultivo da Diáspora Portuguesa e fez parte do Conselho Supremo da Cruz Vermelha Portuguesa.
Rafael Campos Pereira
Rafael Campos Pereira é casado, pai de quatro filhos e avô de 3 netos.
É licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto.
Atualmente desempenha os cargos, entre outros, de Vice-Presidente Executivo da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, Vice-Presidente da Direção e do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Administrador do CATIM – Centro Tecnoloógico de Apoio à Indústria Metalomecânica, da PRODUTECH – Cluster das Tecnologias de Produção, da AIDUST, S.A. e do CEDINTEC, Membro do Conselho de Administração do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Presidente do Conselho de Administração da CERTIF – Associação para a Certificação, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APCER e da APCER, S.A., e membro do órgãos sociais de diversas sociedades comerciais.
É sócio da Sociedade de Advogados Campos Pereira, Alhinho, Carvalhaes, Mesquita & Associados.
Presença assídua em diversos órgãos de comunicação social, onde escreve sobre um vasto conjunto de temas.
Publicou dois livros de crónicas de viagens: “Viagens sem Julgamentos” em 2019 e “Olhares no Mundo” em 2022.
Raquel Vaz Pinto
Raquel Vaz-Pinto é Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa e Prof. Associada Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade, onde lecciona as disciplinas de Estudos Asiáticos e História das Relações Internacionais.
Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016 e consultora do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian de 2020 a 2022.
Autora de vários artigos e livros entre os quais “A Grande Muralha e o Legado de Tiananmen, a China e os Direitos Humanos” editado pela Tinta-da-China e “Os Portugueses e o Mundo” editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Os seus interesses de investigação são Política Externa e Estratégia Chinesa; os EUA e o Indo-Pacífico; e Liderança e Estratégia.
Actualmente, é analista residente de política internacional da SIC Notícias e faz dupla com Pedro Vieira no Podcast «As Amigas de Eleanor» da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, um podcast sobre histórias de mulheres extraordinárias.
Ricardo Conde
Ricardo Conde é pai de duas belas meninas. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade Técnica de Lisboa.
Tem mais de 30 anos de experiência no setor espacial industrial e institucional. Iniciou a sua carreira profissional em 1991, estando ligado ao setor Aeronáutico e Espacial desde 1993. Participou em vários programas espaciais nacionais e internacionais, nomeadamente nos segmentos Espaciais e Terrestres, e especializou-se em sistemas de Telecomunicações, Radiofrequência e Engenharia de Sistemas Espaciais e Terrestres.
Desde 2019, é membro do conselho de administração da Agência Espacial Portuguesa e, em 2020, foi nomeado Presidente da Agência.
Tem participado como orador em vários congressos internacionais, focando-se, nomeadamente, no papel das novas agências espaciais como novos atores no Espaço, sobre sustentabilidade espacial e o papel das tecnologias espaciais num planeta sustentável.
Em 2022, Ricardo foi o presidente da Rede Eureka, a maior rede internacional para promover a Ciência e a Inovação para PMEs, durante a presidência portuguesa desta organização internacional.
Atualmente, é o representante português e chefe da delegação no Conselho da Agência Espacial Europeia (ESA), no Conselho do Observatório Europeu do Sul (ESO) e no Conselho do Square Kilometre Array Observatory (SKAO).
Em 2024, foi distinguido com a medalha de mérito Científico pelo Ministério da Ciência, tecnologia e Ensino Superior.
Ricardo Mendes
O Ricardo é co-fundador e CEO da TEKEVER, que actua nas áreas dos Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS), do Espaço e da Transformação Digital. A TEKEVER é hoje líder Europeu na área da Vigilância Marítima com recurso a UAS, levando a cabo centenas de missões e milhares de horas de vôo por ano em diversos países Europeus.
Foi docente do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, tendo lecionado diversas cadeiras na área da Inteligência Artificial, Programação e Sistemas de Informação, até 2006, ano no qual deixou a docência para se dedicar em exclusivo à TEKEVER.