A CIP – Confederação Empresarial de Portugal, juntamente com as confederações empresariais de Espanha, França, Itália, Grécia, Malta, Chipre e Croácia, estabeleceram o grupo do Mediterrâneo. A primeira reunião realizou-se paralelamente ao Conselho de Presidentes da BusinessEurope, em Varsóvia, a 28 de novembro.
A CIP esteve representada por Joana Valente, Diretora Executiva de Relações Internacionais, que sublinhou a importância deste marco na colaboração entre os países da região: «Esta reunião é um marco muito importante no reforço da cooperação, já existente, entre as confederações empresariais dos países mediterrânicos. Entre os vários desafios que as empresas europeias enfrentam, no complexo contexto atual, há muitos que são específicos desta região. O próximo ciclo de fundos europeus, o reforço de infraestruturas e a adaptação climática são alguns dos assuntos que iremos trabalhar conjuntamente, com vista a reforçar a voz das nossas empresas junto da União Europeia.»
Este primeiro encontro oficial simboliza um avanço significativo na cooperação entre as confederações empresariais mediterrânicas, particularmente num momento em que começa um novo ciclo europeu, trazendo desafios e preocupações comuns para as empresas dos países da região.
A agenda da reunião incluiu temas como as prioridades para o próximo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia, a implementação do NextGenerationEU e os próximos passos para fortalecer a cooperação nas áreas de interesse comum.

