A CIP – Confederação Empresarial de Portugal promoveu, no dia 7 de outubro de 2025, a reunião de arranque do seu novo Grupo de Trabalho da Defesa, presidido por Sérgio Barbedo, CEO da Thales Portugal. O encontro reuniu mais de 40 participantes, incluindo Associações Empresariais, grandes empresas, e representantes do setor financeiro, Associados da CIP. A AED Cluster Portugal esteve também presente, através do seu Presidente José Neves, marcando o início de um espaço estruturado de diálogo e cooperação estratégica para o fortalecimento da indústria nacional de defesa.

A criação deste Grupo de Trabalho surge num momento em que a Defesa assume um papel central nas políticas públicas europeias, mobilizando investimentos significativos com impactos diretos na economia, na inovação tecnológica e no emprego qualificado. Este espaço terá como objetivo desenvolver estratégias de interesse nacional, garantindo que o crescimento da indústria de defesa portuguesa se traduza em competitividade, inovação e retorno económico sustentável.

A elevada e ativa participação neste primeiro encontro confirma a relevância crescente da Economia de Defesa como vetor de inovação, exportação e desenvolvimento tecnológico. A CIP continuará a promover este diálogo entre empresas e parceiros estratégicos, alinhando esforços para que Portugal assuma um papel ativo e competitivo na economia europeia de defesa.