A CIP – Confederação Empresarial de Portugal reuniu em Bruxelas com os Deputados Europeus Sérgio Gonçalves e Paulo do Nascimento Cabral, que têm assento na Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, para apresentar o documento de posicionamento «EU Cohesion Policy Post-2027 – An Impactful Policy for Regional Competitiveness».

Nestas reuniões, foram discutidas as principais preocupações das empresas portuguesas relativamente às dificuldades persistentes no acesso aos fundos da política de coesão, com destaque para a complexidade dos procedimentos e a morosidade na sua execução. Foram igualmente debatidas as oportunidades que a revisão intercalar desta política – atualmente em discussão – oferece para corrigir constrangimentos e promover uma maior eficácia e impacto no terreno.

Joana Valente, Diretora Executiva da CIP para as Relações Internacionais e Presidente do Grupo de Trabalho sobre Política Regional da BusinessEurope, sublinhou a importância de manter a abertura dos fundos estruturais às grandes empresas, enquanto motores essenciais de ecossistemas dinâmicos de PME e de desenvolvimento local e regional.

A proposta de prolongamento do prazo de execução dos fundos de coesão por mais um ano, o aumento significativo do pré-financiamento e a possibilidade de reprogramação flexível foram identificadas como medidas positivas. No entanto, foi reiterado que é essencial assegurar um maior envolvimento do setor privado nos processos de planeamento e implementação, por forma a maximizar o impacto da política de coesão na competitividade regional e na coesão territorial da União Europeia.