O Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, recebeu Saïd Moussi, Embaixador da Argélia em Portugal, numa visita de cortesia que teve como principal objetivo estreitar as relações entre as comunidades empresariais portuguesa e argelina. Ivan Meneses, da Direção de Relações Internacionais da CIP, também esteve presente na reunião, realizada a 4 de abril.
Durante o encontro, foram debatidos temas da atualidade como a situação geopolítica global, incluindo os impactos das novas tarifas aduaneiras impostas pelos Estados Unidos, o contexto político nacional e as prioridades económicas dos dois governos. A reunião permitiu ainda identificar formas de cooperação institucional futura entre a CIP e a sua congénere argelina, potenciando a realização de eventos conjuntos e o reforço do diálogo económico bilateral. Foi ainda recordado o Memorando de Cooperação assinado entre a CIP e a confederação empresarial argelina CREA, em maio de 2023, como base para uma colaboração mais estruturada.
A CIP reafirmou o seu compromisso com a abertura do comércio e o multilateralismo, sublinhando a importância de estabelecer parcerias estratégicas em áreas-chave.
A Argélia representa um mercado estratégico para Portugal, não apenas pelo seu peso económico no Magrebe – sendo a maior economia da região – mas também pelas oportunidades que oferece em setores como a construção, energias renováveis, tecnologias de informação e comunicação, saúde, recursos hídricos e economia do mar. A sua população jovem (71% com menos de 24 anos) e a crescente aposta na produção local e diversificação económica tornam o país um destino promissor para o investimento português.



