O Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, foi o orador convidado da última edição deste ano das Conversas na Bolsa, iniciativa promovida pela Associação Comercial do Porto. O Presidente da Confederação fez uma reflexão no almoço-debate sobre os desafios que se colocam às empresas nacionais, focando-se nas especificidades do tecido empresarial do Norte do País. No contexto de incerteza política e de instabilidade macroeconómica que atravessamos, discorreu ainda sobre o estado da economia e a relevância do Pacto Social apresentado pela CIP no passado mês de setembro.

No decorrer da sua intervenção, Armindo Monteiro deixou uma mensagem à comunidade empresarial: «Queremos atingir o nível salarial médio europeu em 2030. Mas também queremos atingir o nível médio europeu de produtividade – de PIB per capita – no mesmo período. Pois a concretização do primeiro objetivo está umbilicalmente ligada à materialização do segundo objetivo.» Nesta reunião estiveram presentes diversos representantes do ecossistema empresarial e associativo.

A Associação Comercial do Porto é hoje a mais antiga associação empresarial do país. Fundada em 1834, iniciou em 1842 a construção do Palácio da Bolsa, monumento nacional situado no centro histórico da cidade do Porto, onde fica localizada a sua sede e que é sua propriedade.