O Conselho para a Regulação e Qualificação das Pessoas da CIP é um think tank criado para aprofundar o pensamento estratégico da Confederação Empresarial de Portugal em áreas cruciais para a competitividade empresarial do País. Liderado por Rafael Campos Pereira, como Presidente, e pelos Vice-Presidentes Luís Miguel Ribeiro e Gonçalo Lobo Xavier, este Conselho junta personalidades de reconhecida relevância na sociedade portuguesa, unindo conhecimento e experiência em prol da defesa das empresas, da livre iniciativa e da economia de mercado.

A missão do Conselho está alicerçada em dois eixos fundamentais: melhoria da regulação empresarial e eficácia na formação e qualificação.

1. Melhoria da Regulação Empresarial:
  • Conceber e propor medidas que reduzam os entraves provocados por deficiências na regulação, abrangendo temas cruciais como a justiça e os assuntos laborais;
  • Identificar soluções para um ambiente regulatório mais eficiente, que favoreça a atividade empresarial e a competitividade das empresas.
2. Eficácia na Formação e Qualificação:
  • Criar e aperfeiçoar instrumentos que potenciem a formação e qualificação profissional, promovendo um impacto positivo nas empresas e na sociedade;
  • Desenvolver iniciativas que garantam que o capital humano das empresas esteja preparado para os desafios do mercado de trabalho.

 

A CIP tem um papel essencial na consolidação de uma economia de mercado e de uma sociedade livre e democrática. Este Conselho, enquanto parte integrante da sua estrutura, assume-se como um instrumento fundamental na definição da estratégia da Confederação. O objetivo é que a sua atuação contribua significativamente para a defesa dos interesses empresariais e para o fortalecimento da economia portuguesa.

O Conselho reúne um grupo de especialistas que dedicam os seus conhecimentos e experiências para fortalecer esta iniciativa. Durante o atual mandato dos Órgãos Sociais da CIP, tem como desafio aproveitar ao máximo a massa crítica que o compõe para apoiar a direção da Confederação na sua missão de defender as empresas, a livre iniciativa e a economia de mercado.

O Conselho para a Regulação e Qualificação das Pessoas é, assim, um instrumento valioso para garantir que Portugal tem um tecido empresarial mais competitivo e sustentável, contribuindo para um futuro económico mais dinâmico e inovador.