Após anos de esforço contínuo e diálogo construtivo com inúmeras entidades e governantes, a ASSIMAGRA – Recursos Minerais de Portugal conseguiu incluir no Orçamento do Estado para 2025 a uma proposta de impacto histórico para a indústria extrativa. A proposta aprovada abrange essencialmente duas medidas:
- A utilização de gasóleo colorido, também conhecido como gasóleo agrícola, em equipamentos não matriculados do setor extrativo. Esta medida, de 7,8 M€, já praticada em países como Espanha e Itália, permitirá uma significativa redução dos custos operacionais associados aos combustíveis, fortalecendo a competitividade das empresas do setor no mercado global.
- Incentivos à eficiência energética no setor. Foi também aprovada a abertura de um aviso do Fundo Ambiental para apoiar a transição energética do setor extrativo, com uma dotação inicial de 2,2 milhões de euros. Este investimento será essencial para a modernização dos equipamentos, promovendo a sustentabilidade e a competitividade das empresas, em linha com o Roteiro da Descarbonização (ROADTO2050) que está em curso no setor.
Estas medidas são resultado direto do trabalho da ASSIMAGRA, que, ao longo dos últimos anos, nunca defendeu incansavelmente os interesses do setor extrativo junto das entidades governamentais. A ASSIMAGRA acredita que estas medidas irão contribuir significativamente para o fortalecimento deste setor, que já emprega cerca de 20 mil pessoas, e que se revela vital para a coesão territorial e para a economia nacional.

