O Presidente da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, Pedro Verdelho, marcou presença na reunião do Conselho da Energia da CIP de 15 de janeiro, a convite de Nuno Moreira, Presidente deste Conselho.

Durante a sessão, Pedro Verdelho fez uma exposição sobre o tema «Fatores de Competitividade Empresarial», onde destacou as transformações do setor energético nos últimos anos e os desafios que se colocam ao sistema nacional, com enfoque na eletricidade e no gás.

A sua intervenção sublinhou o esforço nacional para reforçar a competitividade do sistema elétrico, a relevância de um sistema de gás progressivamente descarbonizado na transição energética e a importância estratégica do hidrogénio, um recurso que, segundo o Presidente da ERSE «é hoje muito caro, mas será fundamental no longo prazo».

Este momento de reflexão e partilha de ideias reforça o compromisso da CIP – Confederação Empresarial de Portugal em promover o debate e a colaboração entre os seus Conselhos e as entidades reguladoras, visando um futuro energético mais competitivo e sustentável.