No dia 8 de janeiro de 2026, o Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, recebeu o Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, John J. Arrigo, num encontro focalizado no fortalecimento das relações económicas e na promoção de parcerias empresariais entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA).
No decurso da reunião, Armindo Monteiro e o Embaixador John J. Arrigo destacaram a importância de intensificar a cooperação empresarial e institucional bilateral. O diálogo centrou-se em oportunidades de fomento do investimento direto entre os dois países e na identificação de mecanismos que ampliem as plataformas de cooperação entre governos, associações empresariais e setor privado.
Armindo Monteiro e John J. Arrigo abordaram ainda as tensões comerciais entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América. Apesar do Acordo UE-EUA ter concedido alguma estabilidade ao setor industrial, subsistem desafios, sobretudo no que respeita à previsibilidade de direitos aduaneiros relativos aos setores do aço e do alumínio e às medidas contempladas na secção 232. Neste contexto, foi reforçada a necessidade de um ambiente de negócios mais previsível e propício ao crescimento sustentável das exportações portuguesas.
A CIP reafirmou o seu compromisso de continuar a promover a cooperação económica transatlântica, sublinhando o papel dos diálogos institucionais que colocam Portugal no centro de agendas de investimento e competitividade, em linha com as prioridades estratégicas nacionais e europeias.
Este encontro insere-se numa atuação continuada da CIP no âmbito da diplomacia económica e internacionalização empresarial, numa lógica de representar e abrir portas para as empresas portuguesas em mercados estratégicos. A Direção de Relações Internacionais da CIP tem vindo a reforçar a presença da organização em fóruns multilaterais e encontros bilaterais que promovem investimentos, a abertura a novos mercados e o diálogo institucional com parceiros globais.


