O Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, foi o convidado de honra do almoço organizado, dia 24 de maio, em Lisboa, pela Embaixadora do Grão-Ducado do Luxemburgo, Martine Schommer. O almoço contou com a presença dos Embaixadores da Estónia, Moonika Kase, dos Países Baixos, Margriet Leemhuis, da Bélgica, Serge Wauthier, da Finlândia, Satu Suikkari-Kleven, da Suécia, Elisabeth Eklund, da Dinamarca, Lars Steen Nielsen, da Irlanda, Alma Ní Choigligh, da Itália, Claudio Miscia, e de Gerd Pettersen, em representação da senhora Embaixadora da Noruega.

Na sua intervenção, o Presidente da CIP abordou a atual situação económica em Portugal e o novo Governo, os problemas da competitividade da economia portuguesa e europeia, as expectativas da CIP em relação às próximas eleições europeias de 9 de junho e a importância dos acordos de comércio, nomeadamente com o Mercosul, para a União Europeia (UE).

´Relativamente ao novo Governo, o Presidente da Confederação salientou a urgência de uma reforma fiscal – a redução dos impostos sobre o trabalho, mas também sobre as empresas. Acrescentou ainda que, nos atuais tempos, é imperativo que Portugal apresente uma boa saúde financeira, sobretudo ao nível da divida face ao PIB. Quanto ao futuro, espera que se possam simplificar e estreitar as relações entre as empresas e os trabalhadores.

As eleições europeias de 9 de junho são de grande importância não só para Portugal, mas para o futuro da União Europeia. O Presidente Armindo Monteiro destacou a perda de competitividade da UE, a necessidade de reindustrialização, e a necessidade de apostar em setores estratégicos, fundamentais para a nossa autonomia e segurança tais como os dos semicondutores, energias renováveis e novas tecnologias, mas sem esquecer medidas horizontais de simplificação e redução de barreiras ao bom funcionamento do mercado interno. Ademais, aludiu para a necessidade de concluir os acordos do Mercosul uma vez que apenas isso nos garante acesso a um grande mercado como o da América Latina.

Foto de Li Jia na Unsplash