Num mundo cada vez mais interligado e competitivo, a internacionalização das empresas portuguesas é uma condição essencial para o crescimento económico sustentado e para a afirmação de Portugal nos mercados globais. É neste contexto que a CIP – Confederação Empresarial de Portugal conta com o Conselho para as Relações Internacionais, um órgão estratégico criado para reforçar a atuação da Confederação no plano externo e garantir que os interesses do tecido empresarial português são eficazmente representados.
O Conselho é um fórum de análise, reflexão estratégica e emissão de recomendações. A sua missão é clara: contribuir para que as empresas portuguesas possam melhorar as suas estratégias de exportação e internacionalização, com base numa compreensão aprofundada do contexto geopolítico e económico, nacional e internacional. O Conselho cobre ainda questões de Diplomacia Económica, contribuindo para a definição de estratégias e solidificação de relações, bem como a análise de propostas legislativas europeias relativas a temáticas com impacto no comércio internacional.
Para o ciclo 2023-2027, o Conselho definiu como prioridade o reforço da internacionalização da economia portuguesa, um desígnio nacional que implica escutar as empresas, avaliar os instrumentos legislativos existentes e influenciar positivamente a formulação de políticas públicas.
Prioridades em Agenda
O trabalho do Conselho incide sobre temas centrais para a competitividade externa das empresas, incluindo:
- Acordos de comércio e integração económica;
- Incentivos e instrumentos de apoio à internacionalização;
- Diversificação de mercados e redução da dependência de destinos tradicionais;
- Eliminação de barreiras ao comércio, incluindo práticas restritivas, anti-dumping e medidas de efeito equivalente;
- Políticas de cooperação e desenvolvimento, com destaque para o Sistema de Preferências Generalizadas (SPG).
Com uma atuação dinâmica, o Conselho promove também o diálogo estruturado com stakeholders e fomenta um debate informado sobre os grandes temas da agenda externa empresarial, com o objetivo de alinhar estratégias e antecipar desafios.
A liderança do Conselho está a cargo de Manuel Carlos, economista com vasta experiência nas áreas da política económica, energia e internacionalização. Chairman da APICCAPS e Vice-Presidente da Comissão Executiva da CIP, desempenhou ao longo da sua carreira funções de relevo no setor empresarial e académico.
A Vice-Presidência é assegurada por Rodolfo Lavrador, Diretor-Geral para as Relações Internacionais da Caixa Geral de Depósitos e antigo Secretário de Estado do Tesouro e Finanças, e Alberto João Coraceiro de Castro, Presidente do Conselho de Administração da Altri, S.A. e Professor Catedrático Convidado na Universidade Católica Portuguesa.
O Conselho para as Relações Internacionais da CIP assume, assim, um papel determinante na promoção de uma economia aberta, competitiva e fortemente integrada nos mercados internacionais, mobilizando conhecimento, experiência e capacidade de influência para potenciar o sucesso das empresas portuguesas além-fronteiras.

