A CIP – Confederação Empresarial de Portugal promoveu, no dia 8 de maio, uma reunião do Conselho para as Relações Internacionais, que contou com a presença de Álvaro Santos Pereira, Economista-Chefe da OCDE e Adjunto Financeiro do G20/G7. Sob o mote «Steering through uncertainty», o debate centrou-se nos principais desafios da economia global e nas implicações para a internacionalização das empresas portuguesas.

Durante a reunião, foi analisado o atual contexto geopolítico, marcado por crescentes tensões comerciais, fragmentação das cadeias de valor e revisão de dependências estratégicas e o impacto destas dinâmicas na economia portuguesa. Num ambiente de elevada incerteza, a CIP considera que a resposta estratégica passa por reforçar a diversificação de mercados, aprofundar parcerias bilaterais e regionais e consolidar a presença internacional das empresas portuguesas.

O Conselho para as Relações Internacionais da CIP afirma-se como um fórum privilegiado para a análise e reflexão estratégica sobre as tendências do comércio internacional, da cooperação económica e das relações multilaterais. Com uma nova liderança, composta por Manuel Carlos (Presidente), Rodolfo Lavrador e Alberto de Castro (Vice-Presidentes), o Conselho visa reforçar a intervenção da CIP no plano externo, envolvendo os seus Associados na definição de posições e recomendações políticas.