A Secretária Adjunta para os Transportes do Governo dos Estados Unidos da América (EUA), Heidi Gómez, foi recebida na CIP – Confederação Empresarial de Portugal pelo seu Diretor-geral, Rafael Alves Rocha, num encontro que teve por objetivo o debate dos principais temas de policy relacionados com a área dos transportes marítimos e aeronáuticos. Da reunão participaram também, do lado americano, Doug Koneff, Chefe de Missão Adjunto, Natalie Shen, Coordenadora da Segurança Marítima, e Daniel Alvarenga, especialista em Economia, e Ivan Meneses, da Direção de Relações Internacionais da CIP.

A delegação americana informou a CIP do interesse dos EUA em continuar a fornecer aeronaves F35 à Defesa Nacional, bem como em prosseguir os programas de formação e manutenção associados a este fornecimento. Paralelamente, referiu exemplos de sucesso de investimento americano em Portugal em outros setores como a tecnologia.

No âmbito político, a delegação americana alertou ainda para a influência chinesa em setores estratégicos europeus e africanos, como as comunicações ou os transportes portuários, sublinhando que pretende alertar as autoridades para os perigos à segurança e à soberania.

A CIP lembrou a boa relação transatlântica e os avanços entres as partes nos últimos anos. Não deixou de recordar os impactos que alguma legislação americana teve junto do tecido empresarial nacional e aproveitou a para fazer um ponto de situação acerca da revisão da legislação sobre o investimento estrangeiro. Afirmou ainda estar atenta aos desenvolvimentos e oportunidades associados à produção industrial relacionada com o setor da Defesa.

Foi um encontro muito proveitoso, pela abertura em debater pontos de vista, políticas e desafios para as empresas de ambos os blocos. Para o futuro, ficou acordado a troca de informação acerca dos impactos que a legislação de ambos os país tem para as empresas e para o clima de investimento.