Adesão ao programa da R4E visa incentivar aprendizagem ao longo da vida e promover empregabilidade em profissões com elevada procura no mercado de trabalho
O programa de requalificação profissional PRO_MOV tem um novo parceiro: a Fundação Belmiro de Azevedo. A entrada no programa da Reskilling 4 Employment (R4E) permite à Fundação ampliar os projetos apoiados na área da Educação, passando a incluir iniciativas destinadas a quem pretende adquirir novas competências em profissões de elevada procura no mercado de trabalho.
Com um histórico de atuação na promoção da Educação, designadamente através do apoio a projetos educativos que promovam a inclusão social e a igualdade de oportunidades, a Fundação Belmiro de Azevedo integra, com plenos direitos, os órgãos de coordenação do PRO_MOV (Steering Committee e Conselho Coordenador) e contribuirá para a definição estratégica do programa e determinação de prioridades.
A Fundação traz, assim, uma nova dimensão ao PRO_MOV, alinhada com os objetivos de requalificação profissional e de desenvolvimento sustentável do capital humano em Portugal. A parceria representa um passo decisivo no reforço da missão do programa: dotar pessoas em situação de desemprego das competências necessárias para funções emergentes e com elevada procura.
«Esta parceria traduz a missão da Fundação Belmiro de Azevedo de promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades através da educação. Acreditamos que a requalificação é um vetor essencial para a justiça social, a competitividade e a dignidade no trabalho”, sublinha Miguel Mota Freitas, administrador da Fundação Belmiro de Azevedo.
«A entrada da Fundação Belmiro de Azevedo representa uma mais-valia institucional e estratégica para o PRO_MOV. Esta colaboração reforça o nosso compromisso com soluções sustentáveis e integradas para a requalificação profissional em Portugal. O manancial de conhecimento associado à Fundação tornará programa PRO_MOV ainda mais eficiente no apoio à vida económica e social do País”, afirma Domingos Lopes, presidente do Steering do PRO_MOV.
A colaboração entre PRO_MOV e Fundação Belmiro de Azevedo foi formalizada com a assinatura do memorando de entendimento, que define a integração com plenos direitos nos órgãos de coordenação do programa – Steering Committee e Conselho Coordenador – ao lado das restantes entidades fundadoras: IEFP, SONAE, SAP, Nestlé, Associação BRP e CIP.

