O Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, participou na 3ª edição do Fórum La Toja em Lisboa, no dia 1 de abril, onde foi orador no painel «Oportunidades e desafios para as empresas ibéricas num novo panorama global». Juntamente com o Presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), Antonio Garamendi, analisou o atual contexto geopolítico, os desafios internos da Europa e as oportunidades económicas para Portugal e Espanha.

Durante o debate, foram abordados temas como a excessiva carga legislativa, a necessidade de simplificação administrativa, os desafios à competitividade empresarial e a importância de explorar novos mercados. O reforço das relações económicas com a América Latina e África, com especial enfoque no Mercosul, bem como com outras regiões do mundo, foi igualmente destacado.

A sessão contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, o antigo Presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, o ex-Alto Representante da União Europeia para as Empresas, Josep Borrell, e o Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Nuno Melo. O evento foi encerrado pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Fórum La Toja, criado com o propósito de promover a reflexão pública e defender os valores atlânticos em todas as suas dimensões – política, económica, social e internacional –, tornou-se, ao longo de seis edições, uma referência no debate público em Espanha. Pela terceira vez realizado também em Portugal, o evento procura consolidar-se como um espaço privilegiado para a análise de questões globais, com uma forte perspetiva ibérica.