A CIP – Confederação Empresarial de Portugal organizou, em parceria com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a CEOE – Confederación Española de Organizaciones Empresariales, o ICEX – Secretaria de Estado do Comércio de Espanha e a Câmara de Comércio de Espanha, um fórum empresarial, no dia 23 de outubro. O evento, realizado à margem da XXXV Cimeira Luso-Espanhola, reuniu os CEOs das principais empresas de Portugal e Espanha, tendo como objetivo fomentar as relações económicas entre os dois países e promover o desenvolvimento da Península Ibérica.
O encontro contou ainda com a participação dos Primeiros-Ministros de Portugal e Espanha, Luís Montenegro e Pedro Sánchez, respetivamente, além do Ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, e do Ministro da Indústria e Turismo de Espanha, Jordi Hereu.
Uma Agenda Estratégica para a Cooperação Ibérica
O Fórum Empresarial Luso-Espanhol 2024, que juntou em Faro 60 empresários de ambos os lados da fronteira, centrou-se em questões estratégicas de interesse comum, tais como os desafios ibéricos no contexto da competitividade global da União Europeia, a cooperação tecnológico-industrial entre Portugal e Espanha, o mercado energético e a segurança na área da energia, além das oportunidades de cooperação comercial com África e América Latina. Também foram debatidos temas como a reindustrialização e a indústria de defesa, setores críticos para ambos os países face ao seu papel na UE e na NATO.
Armindo Monteiro, Presidente da CIP, destacou a importância da colaboração entre os dois países:
“É crucial que as empresas portuguesas e espanholas trabalhem em conjunto para superar os desafios globais e aproveitar as oportunidades da economia mundial. O debate no Fórum Empresarial Luso-Espanhol 2024 foi extremamente produtivo para aprofundar as nossas relações comerciais e definir um caminho comum para a prosperidade da Península Ibérica. O fortalecimento das nossas sinergias junto das instituições europeias é fundamental para garantir um equilíbrio justo de interesses na UE, além de reforçar as nossas relações com a América Latina e África.”
Por seu lado, Antonio Garamendi, Presidente da CEOE, expressou a sua satisfação:
“Este Fórum evidenciou os interesses partilhados por ambos os países e a necessidade de unir esforços empresariais para o benefício das nossas empresas, num contexto europeu repleto de desafios, em que o aumento da competitividade é uma prioridade urgente.”
José Luis Bonet, Presidente da Câmara de Comércio de Espanha, sublinhou a importância histórica das relações entre os dois países:
“Portugal e Espanha são nações irmãs, unidas pela geografia, pela história e pelos valores comuns. A nossa pertença à União Europeia, à Comunidade Ibero-Americana, o nosso papel nas relações transatlânticas e a proximidade com África são elementos-chave que tornam as nossas relações bilaterais fundamentais em todos os níveis, especialmente no económico e empresarial.”
Ricardo Arroja, Presidente da AICEP, concluiu:
“O Fórum Empresarial Luso-Espanhol é uma plataforma vital para fortalecer as relações económicas entre dois países que partilham não só uma fronteira, mas também oportunidades de negócios e crescimento mútuo. Há um enorme potencial para reforçar parcerias estratégicas e promover o investimento e comércio de forma bilateral, sempre com o objetivo de impulsionar o crescimento económico conjunto.”
Fotografias da sessão:

