A CIP – Confederação Empresarial de Portugal esteve presente na 1ª edição do Foro La Toja – Vínculo Atlântico, que decorreu, em Sevilha, a 12 de junho de 2024.

Convocado sob o lema “A Europa face às crises: desafios e respostas”, o fórum refletiu sobre os resultados das Eleições Europeias e as principais questões o novo ciclo europeu terá de abordar: os novos equilíbrios políticos, o desafio da defesa coletiva e a ameaça russa, a necessidade de recuperar a competitividade perdida face aos EUA e à Ásia, a transição energética, a disciplina fiscal e a unidade dos mercados.

O evento contou com 2 mesas redondas. A primeira mesa-redonda abordou a necessidade de considerar a indústria da defesa na Europa como uma das questões prioritárias para a próxima legislatura (2024-2029). Participaram Pedro Fuster González, Diretor de Estratégia de Defesa da INDRA; Francisco Javier Sánchez Segura, Vice-Presidente Executivo da AIRBUS Espanha; Oliver Cusworth, Perito Sénior em Defesa do Banco Europeu de Investimento; os três, moderados por Pablo García-Berdoy, Representante Permanente de Espanha junto da UE (2016-2021) e Public Affairs Leader para a Europa na LLyC. A segunda mesa-redonda composta por Joaquín Almunia, Vice-Presidente da Comissão Europeia (2010-2014) e Íñigo Méndez de Vigo, Ministro da Educação, da Cultura e do Desporto (2015-2018) e moderados por Carmen Torres, Directora do Canal Sur, debateram o novo momento da Europa e os seus desafios futuros.

O evento teve ainda um espaço de conversa sob o tema “O papel da Europa num mundo em transformação”. Participaram Moisés Naím, Escritor, jornalista e analista de economia e política internacional, e José Juan Ruíz, Presidente do Instituto Real Elcano.

O Fórum La Toja é um encontro ibérico de reflexão, de debate intelectual e académico, que nasceu em 2019 e conta já com duas edições organizadas em Lisboa. O seu fio condutor é baseado na defesa dos valores atlânticos em toda a sua extensão (política, económica e social) e, também, na ordem internacional.