A BusinessEurope, confederação empresarial europeia da qual a CIP – Confederação Empresarial de Portugal é membro, apelou a um reforço das relações comerciais entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América (EUA). No âmbito da suspensão por 90 dias da aplicação de tarifas recíprocas, a organização europeia divulgou um novo documento de posição onde defende a necessidade de reduzir tensões comerciais e avançar com uma agenda transatlântica positiva e orientada para o futuro.

O Presidente da BusinessEurope, Fredrik Persson, sublinhou que «com €1,6 biliões em trocas comerciais anuais e mais de €5,3 biliões em investimentos mútuos, a relação económica entre a UE e os EUA continua a ser a mais profunda e integrada do mundo». No entanto, alertou que os crescentes litígios comerciais colocam em risco esta parceria, que tem sido um motor de crescimento e de inovação em ambos os lados do Atlântico.

A BusinessEurope defende que a prioridade deve passar por assegurar que a relação transatlântica cumpre o seu potencial, através de soluções negociadas que evitem uma «guerra de tarifas», eliminem as barreiras existentes e impeçam a imposição de novas tarifas. A manutenção de regimes pautais sem tarifas adicionais, particularmente em setores estratégicos como o aeroespacial, bebidas espirituosas e dispositivos médicos, é considerada crucial.

A confederação apela ainda a uma abordagem mais cooperativa no comércio digital, através da definição de soluções globais que impeçam a aplicação de taxas aduaneiras sobre transmissões eletrónicas. A BusinessEurope sublinha também a importância de reduzir os custos de contexto para as empresas, designadamente aqueles resultantes de encargos regulatórios excessivos e de barreiras não pautais, como duplicação de requisitos de ensaio ou procedimentos administrativos desnecessários.

Outro ponto central do documento é a proposta de criação de uma plataforma permanente de diálogo transatlântico de alto nível, mais eficaz, focada e orientada para resultados concretos, assente no trabalho já realizado pelo Conselho de Comércio e Tecnologia UE-EUA.

A CIP partilha as preocupações da BusinessEurope e reitera o seu compromisso com a construção de uma relação transatlântica sólida, baseada no diálogo, na cooperação e na eliminação de entraves ao comércio e ao investimento.