O setor do comércio e dos serviços representa uma das maiores forças motrizes da economia portuguesa, empregando 754 mil pessoas, o que representou 14,8% do emprego nacional em 2024, segundo dados do INE. Reconhecendo a sua importância estratégica, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal – reforça o seu compromisso com o setor através da dinamização do Conselho do Comércio e Serviços.
Sob a presidência de José Nogueira de Brito, com os vice-presidentes Jorge Henriques, Nuno Fernandez Thomaz e Alexandre Bastos, este Conselho assume-se como um espaço de reflexão, debate e ação estratégica para enfrentar os desafios e potenciar as oportunidades do setor.
A missão do Conselho passa por promover o reconhecimento do contributo das empresas e associações do comércio e serviços para um Portugal mais moderno, sustentável e inclusivo. Entre os temas prioritários estão a transição digital e climática, a inteligência artificial, o futuro do trabalho, a formação e requalificação dos recursos humanos, a modernização dos meios de pagamento, e a sustentabilidade ambiental.
Além destes desafios globais, o Conselho pretende também contribuir com soluções em áreas estruturais do País, como a desburocratização, a reforma fiscal e a melhoria dos processos legislativos, com o objetivo de criar um ambiente mais favorável à atividade económica e ao consumo.
O Conselho do Comércio e Serviços reúne de dois em dois meses, com um modelo de trabalho orientado para resultados, promovendo o diálogo entre os diversos agentes do setor, fomenta a partilha de conhecimento e traduz esse trabalho em propostas concretas a apresentar aos decisores políticos e demais stakeholders.
Através deste Conselho, a CIP reforça a sua missão de defensora ativa da iniciativa privada consolidando uma plataforma agregadora de vontades, orientada para a construção de uma economia mais dinâmica, inovadora e resiliente, ao serviço do desenvolvimento económico e social de Portugal.
												
