A CIP – Confederação Empresarial de Portugal reuniu, no dia 13 de janeiro de 2026, o Conselho de Ambiente e Sustentabilidade, num encontro marcado pelo debate em torno dos desafios da transição climática e do seu impacto na competitividade das empresas, com a participação da Agência para o Clima.

Durante a reunião, foram identificadas perspetivas convergentes quanto à necessidade de garantir a competitividade do tecido empresarial, em simultâneo com a mitigação das alterações climáticas, num contexto económico particularmente exigente.

Ficou igualmente patente o consenso em torno dos elevados custos energéticos enfrentados pelas empresas e das dificuldades associadas ao processo de transição energética, reconhecido como inevitável e prioritário, mas com impactos diferenciados consoante os setores de atividade.

Os trabalhos incidiram ainda sobre os principais desenvolvimentos da política climática europeia e nacional, com destaque para as alterações que se perspetivam no Comércio Europeu de Licenças de Emissão e para o ponto de situação relativo à implementação da fase definitiva do Mecanismo de Ajustamento Carbónico Fronteiriço.

O encontro ficou marcado por um debate intenso entre representantes de empresas e associações e a autoridade nacional responsável pela área das alterações climáticas, bem como entre diferentes setores económicos, que enfrentam desafios e impactos distintos decorrentes da legislação europeia e da sua aplicação a nível nacional.

Atendendo à diversidade e complexidade dos temas abordados, foi consensual, no final da reunião, a necessidade de realizar novos encontros, com vista ao aprofundamento da partilha de informação técnica, de forma mais detalhada e organizada por áreas temáticas, reforçando um diálogo estruturado entre decisores públicos e o tecido empresarial.