No passado dia 5 de fevereiro, o Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, recebeu a visita do Embaixador da Tunísia em Portugal, Naoufel Hdia, acompanhado pela sua Conselheira, Sourour Talmoudi Ajili. Do lado da CIP, participaram o Diretor-Geral, Rafael Alves Rocha, e de dois elementos da Direção de Relações Internacionais da Confederação, Ivan Meneses e Tomás Delgado.
A reunião teve como foco o reforço das relações económicas entre Portugal e a Tunísia, abordando temas como o comércio e investimento bilateral, a imigração e a formação profissional. Foram ainda discutidas as consequências das medidas da administração Trump no comércio internacional e o seu impacto nas dinâmicas comerciais globais.
A Tunísia é atualmente o 44.º destino das exportações portuguesas de bens, representando uma quota de 0,2%, e ocupa a 66.ª posição entre os países fornecedores de Portugal, com uma quota de 0,05% nas importações. Entre os principais produtos exportados para a Tunísia destacam-se as Matérias Têxteis (22,6%), Pastas Celulósicas e Papel (22,6%), Máquinas e Aparelhos (17,5%), Plásticos e Borracha (13,1%) e Metais Comuns (5,0%). Já do lado das importações, os produtos mais relevantes incluem Máquinas e Aparelhos (43,3%), Madeira e Cortiça (13,4%), Metais Comuns (12,2%), Plásticos e Borracha (7,7%) e Minerais e Minérios (7,5%).
A CIP mantém o seu compromisso de reforçar a cooperação com parceiros internacionais e explorar novas oportunidades para as empresas portuguesas no mercado global.

