O Vice-Presidente do MEDEF – Mouvement des Entreprises de France responsável pela Europa, Fabrice Le Saché, e Marie-France van der Valk, Chefe da Divisão de Assuntos Europeus, visitaram a CIP – Confederação Empresarial de Portugal no âmbito de uma tournée europeia, com vista a estreitar contactos com as congéneres do MEDEF e estabelecer contactos in loco com empresários. Foram recebidos pelo Vice-Presidente da confederação portuguesa, Manuel Carlos, e pela Diretora Executiva de Relações Internacionais, Joana Valente.

Estiveram em debate temas de particular relevância para as duas confederações empresariais, nomeadamente o uso dos fundos europeus, as interligações energéticas entre a Península Ibérica e França, e as relações com o continente africano. As federações partilham claramente uma visão de uma União Europeia que necessita urgentemente de prosseguir uma agenda de crescimento, competitividade e produção industrial. Foi também partilhado o interesse pelo Mediterrâneo e o empenho em contribuir para o trabalho das associações patronais destes países, bem como a necessidade de encontrar uma forma de avançar com os acordos comerciais, nomeadamente o Mercosul.

Em Lisboa, a convite da CIP, os responsáveis do MEDEF tiveram ainda a oportunidade de visitar as instalações da HyChem, empresa especializada na produção de hidrogénio e clorato de sódio, no desenvolvimento de tecnologias para a produção industrial de algas, e na produção industrial de micro e macroalgas. Esta visita permitiu ainda conhecer os desafios da produção de hidrogénio como fonte energética, a sua transformação e utilização como produto derivado para outros usos, assim como os encargos legislativos e regulatórios que recaem sobre as diversas atividades que a empresa desenvolve, num contexto de circularidade: a atual orientação legislativa europeia atua num contexto macro da atividade, mas tem pouca atenção às especificidades e particularidades do setor.

Leia aqui a entrevista que Fabrice Le Saché deu ao Eco por ocasião da sua visita a Lisboa.