A CIP – Confederação Empresarial de Portugal realizou a 16 de julho a primeira reunião do recém-criado Conselho da Cultura, Eventos e Entretenimento. Marcando, assim, o início de uma nova etapa para a promoção, dinamização e desenvolvimento destes setores cruciais para o país. O encontro, que teve lugar na sede da CIP, em Lisboa, contou com a presença do Presidente da CIP, Armindo Monteiro, e de 29 altos representantes de entidades associadas da Confederação.

Presidido por António Villas-Boas, CEO da Lemon Live Entertainment, e com a vice-presidência de Álvaro Covões, Diretor-Geral da Everything Is New, e de Rafael Alves Rocha, Diretor-Geral da CIP, o Conselho da Cultura, Eventos e Entretenimento surge como um órgão consultivo destinado a reforçar a importância estratégica destes setores no desenvolvimento económico, cultural e social de Portugal.

No seu discurso de abertura, António Villas-Boas expressou indisfarçável satisfação com a adesão dos associados da CIP a este Conselho, destacando que «é uma área que nem todos consideram uma área da indústria ou empreendedorismo, mas é na verdade uma componente muito importante da nossa sociedade».

O Conselho da Cultura, Eventos e Entretenimento tem como metas principais identificar desafios, oportunidades e constrangimentos, propondo soluções, respostas e estratégias que estimulem o crescimento, a consolidação e a sustentabilidade do setor da cultura, eventos e entretenimento. Também ambiciona alavancar a inovação, a tecnologia e a competitividade, incentivando o investimento em projetos culturais e de entretenimento. Deseja ainda contribuir para a formulação de políticas públicas que apoiem, dinamizem e encorajem a cultura e os eventos em Portugal, assegurando um ambiente favorável ao desenvolvimento destas atividades.

Esta reunião inaugural focou-se em temas importantes como o desenvolvimento de uma proposta de lei similar à Lei Rouanet brasileira ou o investimento público em cultura, tendo os associados da CIP participado ativamente da discussão e trazido contribuições valiosas para o debate.