O Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, recebeu no dia 5 de fevereiro, em Lisboa, os Secretários de Embaixada do Japão, Takahiro Iwato e Yuma Kobayashi. A reunião contou ainda com a presença do Diretor-Geral da CIP, Rafael Alves Rocha, e de dois elementos da Direção de Relações Internacionais da Confederação, Ivan Meneses e Tomás Delgado.

Durante o encontro, foram debatidas diversas oportunidades de cooperação económica e de investimento entre Portugal e o Japão, com destaque para setores como infraestruturas, energias renováveis, digitalização e defesa. A Expo 2025, que se realizará em Osaka, também esteve em discussão, assim como o futuro das relações institucionais e comerciais entre ambos os países.

Como resultado da reunião, as partes acordaram em estreitar a cooperação bilateral entre a CIP e a sua congénere japonesa, Keidanren, reforçando assim a ligação entre as comunidades empresariais dos dois países.

Em 2023, o Japão foi o 27.º destino das exportações portuguesas de bens, representando 0,5% do total, e ocupou a 26.ª posição nas importações para Portugal (0,5%). Os principais produtos exportados foram Veículos e Outro Material de Transporte (49,2%), Produtos Alimentares (19,1%), Máquinas e Aparelhos (7,9%), Produtos Químicos (4,5%) e Instrumentos de Ótica e Precisão (3,3%). Por outro lado, Portugal importou principalmente Veículos e Outro Material de Transporte (30,8%), Máquinas e Aparelhos (23,2%), Metais Comuns (22,4%), Plásticos e Borracha (8,0%) e Instrumentos de Ótica e Precisão (4,9%).

Esta iniciativa reforça o compromisso da CIP na promoção de parcerias estratégicas e na internacionalização das empresas portuguesas, contribuindo para um ambiente de negócios mais dinâmico e competitivo.