A CIP – Confederação Empresarial de Portugal esteve em Bruxelas, a 28 de maio, a convite da Floene, onde fez parte de uma mesa-redonda organizada pela Gas Distributors for Sustainability (GD4S) e moderada pela responsável de Assuntos Europeus Nevin Alija, com o objetivo de debater o futuro da indústria europeia no contexto do Clean Industrial Deal (CID).

Jaime Braga, assessor da CIP para assuntos energéticos, participou na iniciativa, apresentando a perspetiva da indústria portuguesa, destacando as estratégias de descarbonização, os principais desafios e as necessidades energéticas para garantir uma transição para uma indústria limpa, competitiva e alinhada com os objetivos do CID.

Representantes de toda a Europa – governos, indústrias e operadores de infraestruturas de distribuição de gás – reuniram-se para debater as questões em aberto suscitadas pelas ambiciosas metas climáticas para o setor com as diversas realidades nacionais da UE.

O evento destacou a importância de um quadro legislativo flexível e tecnologicamente neutro, que reconheça a diversidade setorial e combine eletrificação e gases renováveis. Entre as principais conclusões, salientou-se o papel do biometano como solução imediata e compatível com a infraestrutura existente, sendo fundamental a sua inclusão nas políticas industriais e de financiamento europeu. Foi igualmente sublinhada a relevância estratégica da rede de distribuição de gás como plataforma para fornecer energia limpa à indústria. Por fim, reforçou-se a necessidade de instrumentos financeiros que apoiem os gases renováveis, promovendo maior previsibilidade e segurança para os investidores.