A CIP – Confederação Empresarial de Portugal participou no dia 17 de setembro na reunião do Conselho Nacional de Saúde, que teve lugar no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. O encontro contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que abordou questões relacionadas com a regulamentação do setor.

Em representação da CIP esteve Oscar Gaspar, que sublinhou a relevância do setor económico da saúde para o país, destacando que este envolve mais de 32 mil empresas e emprega cerca de 135 mil trabalhadores. «A saúde tem implicações diretas no desenvolvimento económico e social de Portugal», afirmou o Vice-Presidente da Confederação, reforçando a necessidade de um olhar estratégico sobre o setor para fomentar o seu crescimento e modernização.

Durante a reunião, a Ministra da Saúde fez referência ao Relatório Draghi, sublinhando a importância de rever a regulamentação das atividades económicas no setor da saúde, de forma a estimular o investimento. Segundo a Ministra, a revisão das políticas regulatórias será essencial para criar condições favoráveis ao crescimento das empresas e à inovação, promovendo a sustentabilidade do sistema de saúde a longo prazo.

O encontro refletiu a importância da colaboração entre os setores público e privado no desenvolvimento de políticas de saúde que tenham em consideração não apenas o bem-estar da população, mas também o impacto económico e social do setor.