A sustentabilidade continua a ser um dos temas centrais da agenda política europeia e nacional, com a descarbonização e a eficiência de recursos a marcarem a atividade empresarial. Neste contexto, Sílvia Machado, Diretora Executiva de Sustentabilidade da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, participou na mesa redonda “Os Desafios de Sustentabilidade para a Década 20-30”, que decorreu na Conferência “A Importância da Sustentabilidade para a Criação de Valor nas Organizações”, promovida pela LIPOR e pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte.

Durante o evento, que reuniu especialistas da área, foram discutidos os principais desafios e oportunidades para as empresas no âmbito da transição para uma economia mais sustentável. Sílvia Machado destacou o trabalho que a CIP tem vindo a desenvolver para apoiar as empresas na implementação de práticas sustentáveis, salientando salientando a importância da cooperação entre empresas e sectores, e a necessidade de adequação dos requisitos de reporte a micro e pequenas empresas.

Segundo Sílvia Machado, «as empresas portuguesas têm vindo a responder aos desafios, mas precisam de apoio no reforço de competências nestes temas, e de melhores garantias de level playing field quer relativamente aos concorrentes não UE, quer no próprio mercado único.»

A mesa redonda integrou-se numa agenda mais ampla que explorou como a sustentabilidade pode ser um fator de criação de valor para as organizações, não só do ponto de vista económico, mas também social e ambiental.