Mais de 20 presidentes de associações patronais e empresariais da Ibero-América reuniram-se em Cuenca, Equador, de 12 a 14 de novembro, no âmbito da XXIX Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. A CIP – Confederação Empresarial de Portugal esteve representada pelo seu Presidente, Armindo Monteiro, e pelo Diretor-geral, Rafael Alves Rocha.

Durante os encontros, os líderes empresariais dirigiram uma mensagem clara aos governantes, sublinhando a necessidade de proteger a democracia, reforçar o Estado de direito e promover o desenvolvimento empresarial como pilares para o progresso económico e social da região.

O Presidente da CIP, Armindo Monteiro, participou no painel “Redes y Rutas: Infraestructuras Digitales para una Iberoamérica Conectada” no XV Encontro Empresarial Ibero-Americano, onde destacou a importância estratégica da conectividade digital:
“Vivemos uma nova era de conectividade, impulsionada por redes digitais e tecnologias emergentes, que têm o poder de nos aproximar ainda mais. Para que a visão de uma Ibero-América conectada se torne realidade, precisamos de infraestruturas robustas, inovação constante e segurança digital. Portugal está pronto para ser um parceiro ativo, alavancando o know-how acumulado ao longo de décadas para contribuir para esta transformação.”

O evento abordou temas essenciais para o futuro das empresas, incluindo sustentabilidade, inovação, inclusão, empregabilidade e os desafios tecnológicos apresentados pela inteligência artificial e outras tecnologias emergentes.

Esta cimeira reafirmou o compromisso do setor empresarial em enfrentar os desafios globais e construir uma Ibero-América mais conectada, competitiva e inclusiva.