Durante esta semana em torno do Dia Mundial do Ambiente, que se celebrou a 5 de junho, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal, representada pela sua Diretora Executiva de Sustentabilidade, Sílvia Machado, participou em mais três sessões da iniciativa Roteiros de Sustentabilidade.

As sessões decorreram em Évora, Famalicão e Coimbra e foram promovidas pela Academia AICEP em parceria com a CIP e o IAPMEI. As anfitriãs foram as Comissões de Coordenação para o Desenvolvimento Regional das respetivas regiões e a entidade formadora a BCSD Portugal. Estas iniciativas tiveram por objetivo informar e promover o debate sobre as várias vertentes da Sustentabilidade.

Sílvia Machado lembrou que «a adoção dos critérios ESG [Environmental, Social and Governance] pode impactar positivamente as empresas em vários aspetos». São exemplos disso a melhoria de reputação da marca, a mitigação de riscos associados a compliance, o acesso facilitado a financiamento sustentável, a promoção de estímulos à inovação e à eficiência operacional e um potencial maior para atrair e reter talentos qualificados. «As empresas que incorporam considerações ESG nas suas operações estão mais preparadas para enfrentar os desafios atuais e futuros e terão mais oportunidades de crescer de forma sustentável.»

Este ciclo de workshops integra o Programa PME Exportadoras da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e constitui um passo importante na sensibilização das empresas para um novo paradigma de negócios centrado na sustentabilidade. Destacam-se, em particular, os benefícios da adoção dos critérios ESG nas práticas empresariais, com vista a aumentar a competitividade no mercado global.

A próxima sessão será em Faro, no dia 19 de junho. Mais informações disponíveis aqui.