O B9+ publicou a sua declaração apelando aos decisores políticos do D9+ e da União Europeia para que trabalhem em conjunto com as empresas no sentido de promover a “competitividade digital” da Europa, através da simplificação do quadro regulamentar europeu e da criação de condições que acelerem a adoção e a inovação em tecnologias digitais fundamentais, incluindo a inteligência artificial (IA).

A declaração do B9+ sublinha a necessidade de eliminar obstáculos internos à competitividade europeia e de permitir investimentos direcionados em capacidades estruturais nas áreas do digital e da IA, mantendo simultaneamente uma abertura ao comércio, à tecnologia, às ideias e às pessoas. Essas capacidades fundamentais incluem as competências digitais, a investigação e desenvolvimento, os ecossistemas empresariais e as infraestruturas (capacidade de computação, conectividade e energia).

É essencial concluir o mercado único, promovendo um mercado de capitais integrado, reduzindo a complexidade e aumentando a coerência do quadro regulamentar digital europeu.

A declaração do B9+ é publicada na véspera do B9+ European Digital Summit, organizado pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal, e da reunião ministerial do D9+, que decorrerão em Lisboa, entre 16 e 17 de outubro.
O B9+ reafirma a sua disponibilidade para continuar a colaborar com o D9+ e com a Comissão Europeia na liderança deste caminho conjunto.

Consulte aqui a mais recente Declaração do B9+ para Lisboa.
Saiba mais sobre a visão do B9+ para a Europa e o seu envolvimento de longa data com o D9+ aqui.