O Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Armindo Monteiro, realizou, no início de fevereiro, uma visita institucional a Bruxelas, no âmbito da agenda europeia da Confederação, com o objetivo de reforçar a intervenção da CIP junto das instituições europeias e acompanhar os principais dossiês com impacto na competitividade das empresas e da indústria.

No quadro desta deslocação, Armindo Monteiro participou num encontro promovido pela BusinessEurope com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Esta iniciativa reuniu representantes das confederações empresariais europeias para uma reflexão sobre os desafios atuais da economia europeia e o papel das empresas na concretização de uma agenda de competitividade.

UE eurodeputado Carla Tavares 1

A visita a Bruxelas incluiu igualme nte um conjunto de contactos institucionais com responsáveis políticos e representantes portugueses junto das instituições europeias, com destaque para uma reunião com o Embaixador de Portugal junto da União Europeia, Pedro Costa Pereira, bem como encontros com os eurodeputados Carla Tavares e João Cotrim de Figueiredo.

Estes contactos inserem-se na estratégia da CIP de reforço da sua presença e intervenção no plano europeu, acompanhando de forma próxima os desenvolvimentos das políticas comunitárias nas áreas da competitividade, do mercado interno, da política industrial e do comércio internacional.

UE eurodeputado joao cotrim figueiredo 1

Ao longo desta visita, o Presidente da CIP sublinhou a importância de um enquadramento europeu favorável à atividade empresarial e à indústria, reiterando o papel central das empre

sas na criação de valor, no crescimento económico sustentável e na geração de emprego qualificado, bem como a necessidade de uma articulação estreita entre as instituições europeias e os parceiros sociais.

A deslocação a Bruxelas reafirma o posicionamento da CIP enquanto parceiro ativo no diálogo europeu, empenhado na defesa dos interesses das empresas portuguesas e na construção de uma Europa mais competitiva, resiliente e orientada para o crescimento.