Armindo Monteiro, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, e Julián Núnez, Vice-Presidente da CEOE – Confederación Española de Organizaciones Empresariales, marcaram presença num almoço-debate promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Hispano-Portuguesa (CHP), em Madrid.

O evento teve como tema central «Conclusões: XXXV Cimeira Hispano-Portuguesa e Fórum Empresarial Luso-Espanhol» e contou com representantes de destaque dos setores empresarial e institucional de Portugal e Espanha. Durante o debate, sublinhou-se a relevância da Península Ibérica como ponte estratégica para a América Latina e África, bem como a necessidade de aprofundar a cooperação em prol de uma economia mais aberta e competitiva.

Na sua intervenção, Armindo Monteiro reforçou três prioridades essenciais:

  • Combater o défice de inovação face à China e Estados Unidos;
  • Desenvolver um plano conjunto para a descarbonização e competitividade;
  • Promover a segurança económica e reduzir a dependência externa.

A iniciativa contou com o apoio das empresas Belzuz, EDP, Fidelidade, Kaizen Institute e Prosegur, destacando-se como um momento de alinhamento estratégico entre os dois países, contando ainda com as intervenções de António Calçada de Sá, Presidente da CHP, e João Mira Gomes, Embaixador de Portugal em Espanha.