O ISQ, a maior infraestrutura tecnológica nacional, incluiu entre as suas medidas internas a criação de um “Fundo de Solidariedade Social”, destinado a apoiar colaboradores que se encontrem em situações excecionais de carência financeira momentânea.

A medida surge no contexto de reforço do compromisso do ISQ com o bem-estar dos seus colaboradores, como parte integrante da sua política de responsabilidade social. Este fundo pretende ser um mecanismo de proteção para quem, por circunstâncias imprevistas, possa atravessar dificuldades económicas, garantindo uma rede de apoio extra fora dos pacotes salariais e benefícios habituais”, explica Pedro Matias, presidente do ISQ.

Neste sentido, o Fundo de Solidariedade Social representa uma aposta concreta do ISQ em garantir a segurança financeira e o apoio social aos seus colaboradores em momentos de vulnerabilidade. A avaliação é feita caso-a-caso, com critérios claros, mas com flexibilidade para casos atípicos.

“Cada vez mais as organizações têm de olhar para as reais necessidades dos seus Colaboradores e desenhar mecanismo diferentes que possam ir ao encontro do que os mesmos possam precisar em alturas de maior aflição. Este é um mecanismo, que ajuda a fundo perdido, ou seja, sem reembolso. O Fundo conta com a contribuição voluntária dos Colaboradores que também queiram ajudar os Colegas e em que o ISQ coloca no Fundo o dobro dos valores angariados garantido assim a capitalização e sustentabilidade do Fundo criado”, conclui Pedro Matias.

Além desta nova iniciativa, destaca-se ainda a manutenção e expansão de benefícios sociais já existentes, entre eles, o seguro de saúde, que oferece acesso facilitado a cuidados médicos e acompanhamento clínico aos colaboradores e, em alguns casos, a familiares. Esta é uma das valências mais valorizadas pelos colaboradores do ISQ, integrando o pacote de apoio ao bem-estar que contribui para a sua segurança e qualidade de vida. Os colaboradores contam ainda com os serviços gratuitos da participada do ISQ, SO Saúde Ocupacional, através de acompanhamento médico, prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho e que disponibiliza apoio psicológico, visando a saúde mental e emocional.

No conjunto, estas medidas refletem o compromisso do ISQ com a promoção de condições laborais mais humanas, equilibradas e seguras, criando um ecossistema de suporte completo para colaboradores – financeiro, físico e mental – apostando, assim, na consolidação de uma cultura organizacional que valoriza as pessoas e não apenas os resultados.

Fonte: ISQ – Centro de Interface e Tecnologia