A CIP – Confederação Empresarial de Portugal recebeu hoje, em Lisboa, o Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia, Stéphane Séjourné, para uma reunião restrita de alto nível com presidentes e CEO de associações e empresas portuguesas.
O encontro teve como objetivo promover uma troca direta de perspetivas entre o setor empresarial e Stéphane Séjourné sobre os principais desafios que afetam a competitividade da economia europeia, num momento em que as empresas esperam resultados concretos e medidas eficazes para reforçar o investimento e a produtividade.
«Há mais de um ano que a Europa já tem o seu diagnóstico feito. É agora necessário ir para além do discurso político, centrado finalmente na competitividade, e passar aos atos. É urgente transformar essa visão em políticas que facilitem a vida das empresas e reforcem a nossa competitividade à escala global. Não há tempo a perder.», sublinhou Armindo Monteiro, Presidente da CIP.
Mais de um ano após a publicação dos relatórios de Enrico Letta e Mario Draghi, as empresas continuam a enfrentar entraves burocráticos, custos elevados e falta de previsibilidade regulatória, fatores que limitam a capacidade de investimento e de crescimento.
Embora a nova narrativa europeia esteja centrada na competitividade e na simplificação, o tecido empresarial ainda não sente, no terreno, os efeitos práticos das iniciativas anunciadas.
Durante a reunião, os empresários portugueses partilharam propostas concretas para acelerar a implementação das políticas europeias e reforçar a cooperação entre a Comissão e o setor privado.
A CIP reafirmou o seu compromisso em trabalhar em estreita articulação com as instituições europeias, defendendo uma Europa mais ágil, competitiva e próxima das empresas.

