A CIP – Confederação Empresarial de Portugal participou na reunião do Comité dos Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN) da BusinessEurope, que teve lugar no dia 22 de outubro, em Bruxelas.

Na agenda estiveram em destaque o Economic Outlook da BusinessEurope, cuja publicação está prevista para novembro, e a posição a adotar relativamente ao próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP).

Relativamente a este segundo tema, o Diretor Executivo de Inteligência Económica da CIP, Pedro Capucho, reiterou a preocupação com a redução, em termos reais, dos recursos destinados à Política de Coesão, manifestando também oposição à ausência de uma salvaguarda de montante global pré-definido para esta política. Sublinhou que a possibilidade de os Estados-Membros alocarem de forma flexível os financiamentos nos respetivos Planos de Parceria Nacionais e Regionais — que abrangem igualmente a Política Agrícola Comum — pode comprometer o equilíbrio entre os diferentes objetivos europeus.

Defendeu, ainda, que tal como a Política de Coesão deve ser centrada na competitividade, também os instrumentos ao serviço deste objetivo, nomeadamente o Fundo Europeu de Competitividade, deverão respeitar, na sua utilização, critérios que visem a redução das assimetrias de desenvolvimento no seio da União Europeia.

A reunião contou também com a apresentação das prioridades da Presidência cipriota do Conselho da União Europeia, que decorrerá no primeiro semestre de 2026. Entre as prioridades apresentadas destacam-se a competitividade e resiliência da economia europeia, a União da Poupança e dos Investimentos e o próximo Quadro Financeiro Plurianual.